sicnot

Perfil

Cultura

Cineasta Aki Kaurismaki apela em Berlim à compaixão pelos migrantes

O realizador finlandês Aki Kaurismaki, que tem um filme em competição no Festival de Berlim, afirmou hoje que os europeus deviam ter mais compaixão pelos migrantes que procuram refúgio na Europa.

Numa conferência de imprensa em Berlim, a propósito do filme "The other side of hope" ("O outro lado da esperança", numa tradução livre), Aki Kaurismaki afirmou que quer mudar a opinião dos finlandeses que ainda veem a entrada de refugiados muçulmanos no país como "uma invasão".

"Acho que fui modesto em dizer que quero mudar os espectadores. Eu quero mudar o mundo. A Europa é um lugar pequeno. Primeiro mudo a Europa e depois seguimos para a Ásia", disse com um sorriso sarcástico, como descreveu a agência France Press.

Em Berlim, Aki Kaurismaki apresentou um filme que conta a história de Khaled, um sírio que, em busca de um refúgio na Europa, acaba por ir parar à Finlândia.

No principal papel está o ator sírio Sherwan Haji, que vive em Helsínquia desde 2010.

"The other side of hope" é o segundo filme de uma planeada trilogia de Kaurismaki sobre migrações e estreia-se seis anos depois de "Le Havre".

Kaurismaki, 59 anos, lamentou ainda que se estejam a perder muito dos valores democráticos europeus e elogiou a Alemanha como um exemplo positivo na resposta à vaga de migrantes na Europa: "Nesse sentido em respeito a senhora [chanceler Angela] Merkel, a única política que pelo menos manifestou interesse pelo problema".

O filme de Aki Kaurismaki integra a seleção oficial do Festival de Cinema de Berlim, que termina no domingo.

Lusa


  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.