sicnot

Perfil

Cultura

#GandalfTheGuide, a história de como um estudante fotografou a Nova Zelândia

Ahkil Suhas

Com 21 anos, o recém-licenciado Akhil Suhas decidiu visitar a Nova Zelândia para uma aventura de seis meses a fotografar. Até aqui, a história seria tão comum quanto a de outros fotógrafos que viajam pelo mundo. A diferença, é que as imagens de Akhil têm sempre um convidado especial: Gandalf.

Akhil Suhas passou mais de seis meses a fotografar a Nova Zelândia, mas o que podia distinguir as suas fotografias de outras tantas? A resposta à pergunta chegou quando revia, pela quinta vez, o filme Senhor dos Anéis. O feiticeiro Gandalf tinha que aparecer em todas as imagens.

Foi assim que começou o #GandalfTheGuide (#GandalfOGuia), um projeto que deu a conhecer os locais mais recônditos do país. Cerca de 15 mil quilómetros e cinco mil seguidores depois, o resultado foi publicado no Instagram.

Instagram

Nas fotografias, "Gandalf" aparece geralmente de costas, com a paisagem da Nova Zelândia ao fundo. Uma combinação que pode parecer insólita, mas que fez sucesso nas redes sociais.

Para concretizar o projeto, tudo o que Akhil Suhas precisou foi de uma câmara, um fato de feiticeiro e a ajuda dos locais e turistas, que aceitaram o repto sem pensar duas vezes.

Instagram

"O truque é começar uma conversa, explicar o projeto e depois perguntar se eles gostavam de se disfarçar", explicou o fotógrafo. "Felizmente, ninguém recusou a proposta. Até porque se devem ter apercebido de que se estás na 'Middle Earth', mais vale viveres a fantasia de seres o Gandalf".

Este projeto não deverá terminar por aqui. "Não há razão nenhuma para que o Gandalf não me siga nas próximas viagens", explicou o jovem. A próxima paragem já está decidida e a internet fica certamente à espera de um "#GandalfTheGuide visita a Islândia".

Instagram
  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".