sicnot

Perfil

Cultura

#GandalfTheGuide, a história de como um estudante fotografou a Nova Zelândia

Ahkil Suhas

Com 21 anos, o recém-licenciado Akhil Suhas decidiu visitar a Nova Zelândia para uma aventura de seis meses a fotografar. Até aqui, a história seria tão comum quanto a de outros fotógrafos que viajam pelo mundo. A diferença, é que as imagens de Akhil têm sempre um convidado especial: Gandalf.

Akhil Suhas passou mais de seis meses a fotografar a Nova Zelândia, mas o que podia distinguir as suas fotografias de outras tantas? A resposta à pergunta chegou quando revia, pela quinta vez, o filme Senhor dos Anéis. O feiticeiro Gandalf tinha que aparecer em todas as imagens.

Foi assim que começou o #GandalfTheGuide (#GandalfOGuia), um projeto que deu a conhecer os locais mais recônditos do país. Cerca de 15 mil quilómetros e cinco mil seguidores depois, o resultado foi publicado no Instagram.

Instagram

Nas fotografias, "Gandalf" aparece geralmente de costas, com a paisagem da Nova Zelândia ao fundo. Uma combinação que pode parecer insólita, mas que fez sucesso nas redes sociais.

Para concretizar o projeto, tudo o que Akhil Suhas precisou foi de uma câmara, um fato de feiticeiro e a ajuda dos locais e turistas, que aceitaram o repto sem pensar duas vezes.

Instagram

"O truque é começar uma conversa, explicar o projeto e depois perguntar se eles gostavam de se disfarçar", explicou o fotógrafo. "Felizmente, ninguém recusou a proposta. Até porque se devem ter apercebido de que se estás na 'Middle Earth', mais vale viveres a fantasia de seres o Gandalf".

Este projeto não deverá terminar por aqui. "Não há razão nenhuma para que o Gandalf não me siga nas próximas viagens", explicou o jovem. A próxima paragem já está decidida e a internet fica certamente à espera de um "#GandalfTheGuide visita a Islândia".

Instagram
  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.