sicnot

Perfil

Cultura

Festival de animação Monstra com mais de 200 filmes para ver

A longa-metragem "Allegro non troppo", do realizador italiano Bruno Bozzetto, é um dos filmes que abrem hoje o Monstra - Festival de Animação de Lisboa, numa edição que contará com mais de 200 filmes e vários convidados.

Bruno Bozzetto, de 79 anos, estará presente na abertura do Monstra, no São Jorge, com o filme de 1976 que é uma paródia a "Fantasia", da Disney.

O autor será ainda um dos homenageados do festival, que tem Itália como país convidado.

Hoje, a abertura contará ainda com a exibição de filmes muito curtos do realizador italiano Gianluigi Toccafondo e com a estreia de "Les Volcans Endormis", curta experimental de José-Manuel Xavier.

Esta é a 16.ª edição do festival dedicado ao cinema de animação, para adultos, crianças e jovens, que decorrerá naquele cinema e na Cinemateca até ao dia 26, com várias sessões exclusivas para escolas.

A "presença de Itália" no Monstra inclui ainda uma retrospetiva dedicada à personagem Pinóquio e a exibição de várias longas-metragens, como "A Tartaruga Vermelha", de Michael Dudok de Wit, e "A minha vida de Courgette", de Claude Barras, que estará em Lisboa.A programação inclui também exposições no Museu da Marioneta, na Sociedade Nacional de Belas Artes e no Colégio Maria Pia.Depois de Lisboa, o Monstra irá percorrer seis cidades: Tavira, Portalegre, Porto, Oeiras, Coimbra e Torre de Moncorvo.

Lusa

  • SAD do Benfica duplica lucros

    Desporto

    O Benfica fechou a época passada com lucros de 44,5 milhões de euros, mais do dobro do registado na época anterior. São os mais elevados de que há registo.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22