sicnot

Perfil

Cultura

Joe Berardo autoriza novos estudos ao quadro "Chafariz d'El Rey"

Coleção Berardo

Joe Berardo autorizou a realização de novos estudos laboratoriais ao quadro Chafariz d'El-Rey, que está na exposição "A Cidade Global" no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

O quadro pertence à coleção do Museu Berardo e foi emprestado para esta exposição do Museu de Arte Antiga.

No semanário do Expresso, dois historiadores tinham levantado algumas reservas sobre a origem deste e de outro quadro, "A Rua Nova dos Mercadores". Este último pertence à Sociedade de Antiquários de Londres, a quem também já foi pedida a autorização para análise.

  • Coleção Berardo em Lisboa pelo menos até 2022, mas com entradas pagas
    1:49

    Cultura

    O Museu Coleção Berardo, no Centro Cultural de Belém, vai passar a ter entradas pagas a partir de 2017. É uma das novidades introduzidas na adenda ao protocolo de comodato celebrado entre o Estado e Joe Berardo em 2006. Segundo o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, o acordo assinado esta manhã é mutuamente vantajoso e dá estabilidade à coleção em Lisboa.

  • A história do Museu Coleção Berardo
    2:47

    Cultura

    O Museu Coleção Berardo é o museu português mais visitado do país e considerado uma peça fundamental na capacidade de atração da cidade de Lisboa. Com entrada gratuita, o museu mostra peças de arte moderna e contemporânea.

  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32

    País

    Há cada vez mais homens e idosos a pedirem ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Segundo o relatório anual da APAV conhecido esta segunda-feira, foram identificadas quase 10 mil vítimas de violência no ano passado. Cerca de 80% são mulheres casadas e com cerca de 50 anos.