sicnot

Perfil

Cultura

Sul-africano William Kentridge vence prémio Princesa das Astúrias das Artes

BERND KAMMERER

O artista sul-africano William Kentridge, "um dos artistas mais completos e inovadores do panorama internacional", foi distinguido com o Prémio Princesa das Astúrias das Artes 2017, foi esta quinta-feira anunciado.

William Kentridge transmite na obra artística "emoções e metáforas relacionadas com a história e a realidade do seu país, mas que também as transcendem", lê-se na ata do júri, hoje reunido em Oviedo, Espanha.

No entender do júri, o trabalho do autor sul-africano, nascido em Joanesburgo em 1955, "deixa importantes questões sobre a condição humana, conjugando temas nos quais predomina a investigação puramente poética e estética com os de conteúdo sociopolítico".

O trabalho do artista, "meticuloso e profundo", estende-se à pintura, desenho, colagem, fotografia, escultura, videoarte, encenação para teatro e ópera.

Na última década, viu a obra artística ser celebrada em museus como o Louvre, em Paris, e o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Em outubro terá uma exposição no Museu Reina Sofía, de Madrid.Em Portugal, a obra de William Kendrisge está representada, por exemplo, na Coleção Berardo e na Fundação Caloustte Gulbenkian.

O artista sul-africano expôs pela primeira vez em Portugal em 2005, com a instalação "Viagem à Lua/Sete Fragmentos para Georges Méliés/O Dia pela Noite", no Museu do Chiado, em Lisboa, no âmbito do Festival Temps d'Images.Anos antes, Kentridge encenou em Lisboa a ópera "Confessions of Zeno" (2003) e "Faustus in Africa" (2000).

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.