sicnot

Perfil

Cultura

Autorretrato de Andy Warhol pode atingir 7,9 milhões em leilão

Um retrato do artista plástico Andy Warhol, feito em 1963, vai a leilão, pela primeira vez, no dia 28, em Londres, e poderá atingir os 7,9 milhões de euros.

De acordo com o jornal The Guardian, a obra de arte que vai a leilão é uma impressão a partir de uma fotografia de Andy Warhol, feita numa máquina automática, de rua.

"Os primeiros autorretratos do artista, feitos com as fotografias das máquinas automáticas de Nova Iroque, nunca foram tão relevantes para a cultura contemporânea como agora", afirmou James Sevier, da leiloeira Sotheby's, àquele jornal.

Andy Warhol só começou a fazer autorretratos já depois de se ter tornado conhecido por retratar figuras como Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Judy Garland e Marilyn Monroe.

Andy Warhol morreu a 22 de Fevereiro de 1987, com 58 anos, e permanece, ainda hoje, muito para lá dos 15 minutos de fama, como um dos mais importantes artistas norte-americanos da segunda metade do século XX e ele próprio o símbolo da Pop Art.

Lusa

  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Raphäel Guerreiro vai continuar a acompanhar a seleção
    1:08
  • 74 mil alunos do secundário têm a vida "suspensa" 
    2:22

    País

    Enquanto o Ministério Público investiga a fuga de informação no exame nacional de Português do 12.º ano, 74 mil estudantes ficam com a vida suspensa. Se a fuga se confirmar, o exame corre o risco de ser anulado e as candidaturas ao ensino superior atrasam. O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelos exames, prometeu esclarecimentos para os próximos dias.