sicnot

Perfil

Cultura

"Os Simpsons" compara assessora de Trump ao nazi Joseph Goebbels

JAMES LAWLER DUGGAN

A série televisiva norte-americana "Os Simpsons" comparou, no seu episódio mais recente, a assessora da Casa Blanca Kellyanne Conway com o histórico ministro de propaganda nazi Joseph Goebbels.

No episódio, Marge Simpson é a primeira mulher eleita para a chefia do município em que vive a família, Springfield, e na procura de técnicas para aumentar os seus índices de popularidade uma das suas assessoras afirma que vai ser "a Kellyane Conway" da sua equipa.

A esta afirmação, outra mulher replica que "é inspirador como agora uma mulher pode ser Joseph Goebbels", referindo-se à assessora do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou a imprensa local.

Conway introduziu na política norte-americana a reiterada frase dos "alternative facts" - factos alternativos - em resposta a questões da comunicação social sobre afirmações do governo de Trump sem correspondência na realidade.

Recentemente, Conway defendeu Trump depois de este ter insultado, através da sua conta na rede social Twitter, o seu homólogo norte-coreano, Kim Jong Un, a quem chamou "gordo e baixinho", argumentando que tinha sido Kim a começar.

Joseph Goebbels foi o ministro da propaganda do partido Nazi antes e durante a II Guerra Mundial e é considerado um dos personagens mais influentes do regime nazi liderado por Adolf Hitler.

Trump já tinha sido mencionado na popular série de televisão, que previu a chegada à Casa Branca do multimilionário há 16 anos, num dos seus episódio, algo que o guionista da mesma definiu como "un aviso" durante uma entrevista com a "The Hollywood Reporter".

Lusa

  • Vitória de Guimarães na Áustria em busca do apuramento na Liga Europa
    1:47
  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.