sicnot

Perfil

Cultura

Peso pesado do hip-hop abandona empresas depois de ser acusado de agressões sexuais

Russell Simmons, peso pesado do hip-hop norte-americano, que ajudou a credibilizar o género com a sua célebre etiqueta Def Jam Recordings, anunciou que se demitia das suas empresas depois de ser acusado de agressões sexuais.

O empresário, de 60 anos, também conhecido pela sua paixão pelo ioga, negou as acusações, mas disse que considerou as recentes revelações de agressões e assédios sexuais por parte de celebridades masculinas como propícias a "um período de transição" nas suas empresas.


"Quando os corredores do poder vão dar lugar a uma nova geração, não desejo constituir uma distração, pelo que me retiro das minhas empresas", acrescentou.


Russell Simmons foi acusado de agressão sexual, no jornal Hollywood Reporter pela cenarista Jenny Lumet, filha do realizador Sidney Lumet.


Os factos teriam ocorrido em 1991, quando Jenny Lumet tinha 24 anos.


No seu comunicado, Russell Simmons adiantou ter uma outra recordação dessa noite, mas admitiu que "os sentimentos de medo e intimidação" da jovem "eram reais".


Acrescentou ainda: "Apesar de nunca ter sido violento, com frequência, não tive consideração nem sensibilidade em várias das minhas relações, ao longo dos anos, pelo que me desculpo sinceramente", adiantou.
Mais cedo, ainda em novembro, Simmons negou ter agredido sexualmente a manequim Claussen Khalighi quando esta tinha 17 anos, em 1991, como esta o acusa.


Com o produtor Rick Rubin, Russell Simmons criou a etiqueta Def Jam em meados dos anos 1980 e esteve na base dos primeiros sucessos do 'rap', através da divulgação de artistas como Beastie Boys, LL Cool J e Public Enemy. Nome de vulto do 'rap' norte-americano, ele está próximo dos seus nomes mais célebres, como Jay-Z.


Já afastado do mundo da música, possui uma marca de roupa e estúdios de ioga.


Simmons é ativo nas organizações humanitárias e conservava uma imagem de respeito, em contraste com vários dos seus artistas, graças nomeadamente à sua defesa do vegetarianismo e da causa dos animais.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17