Cultura

2018 já tem uma cor. E é em Rihanna que fica melhor

Vianney Le Caer / AP

Está escolhida a cor que marcará o ano de 2018. Uma cor "dramática, provocativa, original" segundo os peritos das cores do Instituto Pantone.

"Ultra Violeta" é um tom de roxo profundo que evoca "um estilo de contracultura, a tentativa de alcançar a originalidade, o engenho e o pensamento visionário", assim descreve a vice-presidente da Pantone Laurie Pressman à Associated Press.

"Vivemos tempos complexos", diz. "Vemos medo de ir em frente e como as pessoas reagem a esse medo".

Não falando diretamente de política, Laurie Pressman faz a analogia com a decoração de interiores, os objetos, a moda, a arte. Esta cor aplicada a estas áreas "reflete a ideia de viver não dentro ou fora da caixa, mas sem nenhuma caixa".

A escolha do violeta - que também nos faz lembrar de Prince ou do glam rock de David Bowie - apela à rebelião, à busca por novos caminhos, a novas formas de interpretar as nossas vidas e o que nos rodeia, sublinha Pressman. Mas também nos leva para os campos de alfazema da francesa Provence.

"Vejo-a como uma cor muito otimista, um cor que dá poder, capacidades", garante.

"Ultra Violeta 18-3838 TCX" tem mais azul do que vermelho

"Ultra Violeta 18-3838 TCX" tem mais azul do que vermelho

AP

Uma cor com uma história ao longo de décadas

Violeta foi uma cor usada pelos movimentos femininos sufragistas da Inglaterra de 1900, deu o tom às mulheres "flappers" de 1920 - que dançavam, bebiam, fumavam, votavam - aparece em pinturas ao longo dos séculos - dos pré-rafaelitas aos vanguardistas da Bauhaus.

Richard Wagner rodeava-se da cor violeta enquanto compunha e Leonardo da Vinci escreveu que a meditação e a oração eram "dez vez mais poderosas se feitas sob uma luz violeta, brilhando através de vitrais".

Jimi Hendrix e a sua canção "Purple Haze" ou Prince e "Purple Rain" ou o grupo Deep Purple. No cinema, Woody Allen realizou "The Purple Rose of Cairo". Katy Perry pintou o cabelo desta cor. Grace Jones, Lady Gaga, Kylie Jenner, Beyonce e Rihanna têm adotado o violeta, lembra Pressman.

Na moda, o Ultra Violeta foi lançado nas passarelas no outono de 2016 mas continuou nas coleções deste ano e já há coleções para 2018 em que este tom domina.

E a quem fica melhor a cor violeta? A Rihanna com os lábios violeta e os óculos escuros violeta para a Dior em 2017, garante Pressman.

Vianney Le Caer / AP

  • Maior avião de passageiros do mundo aterra hoje em Portugal
    1:09
  • Centenas de Capacetes Brancos resgatados da Síria por Israel
    1:29