sicnot

Perfil

Cultura

A homenagem sentida do Parlamento a Zé Pedro

A homenagem sentida do Parlamento a Zé Pedro

Com um aplauso de pé, a Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pela morte de Zé Pedro, guitarrista e fundador dos Xutos & Pontapés, falecido há uma semana. Nas galerias do hemiciclo estiveram a viúva do músico, Cristina Avides Moreira, quatro irmãs e os restantes elementos da banda.

No voto, da autoria de Eduardo Ferro Rodrigues, considera-se que Zé Pedro foi "um dos ícones da cultura popular contemporânea" e "um músico, um divulgador de músicas e de músicos", sendo "um apaixonado pela vida e com uma curiosidade insaciável sobre os movimentos do mundo e as novas tendências do pop e rock".

"Era um homem com qualidades invulgares e com uma generosidade contagiante. Um símbolo de uma geração que se transformou numa referência de todas as gerações", salienta-se no mesmo texto.

Neste voto, entre outros aspetos, faz-se ainda alusão ao facto de o antigo Presidente da República Jorge Sampaio ter condecorado em 2004 os Xutos & Pontapés.

  • Música e aplausos no último adeus a Zé Pedro
    3:13

    Cultura

    Uma futura homenagem a Zé Pedro é quase certa. Depois de Marcelo Rebelo de Sousa, também o presidente da Assembleia da República quer homenagear o músico. A despedida de Zé Pedro aconteceu este sábado, com lágrimas, aplausos e as canções de sempre.

  • A vida e obra de Zé Pedro
    3:33

    Cultura

    O carismático guitarrista dos Xutos & Pontapés deixa um legado e uma marca na história do rock nacional. Zé Pedro conquistou uma legião de admiradores, de todas as gerações, e de amigos, que nestes dias têm lembrado como ele era generoso e simpático.

  • Despedida de Zé Pedro ao som de "Para Sempre"
    0:47

    Cultura

    O funeral de Zé Pedro realizou-se este sábado, em Lisboa. A cerimónia ficou marcada pela saída da urna do Mosteiro dos Jerónimos, carregar em ombros pelos restantes elementos dos Xutos & Pontapés. A saída foi feita ao som do tema "Para Sempre", uma das músicas mais emblemáticas da banda e a urna seguiu depois para o cemitério dos Olivais. 

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27