sicnot

Perfil

Cultura

"Uma Vida Muito Boa", o discurso de J.K.Rowling agora em livro

"Uma Vida Muito Boa - Os Benefícios do Fracasso e a Importância da Imaginação" já está nas bancas. É a obra mais recente de J.K.Rowling a ser publicada em Portugal. O livro reproduz um famoso discurso da autora na Universidade de Harvard.

Em 2008, J.K.Rowling foi convidada para ser oradora na cerimónia de formatura da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O discurso correu o mundo e ao fim de quase 10 anos é publicado. Em Portugal, e à semelhança das restantes obras da autora, o livro é lançado com a chancela da Editorial Presença. A tradução portuguesa é de Ana Cardoso e João Cardoso.

A eterna autora de Harry Potter já fez saber que as receitas das vendas serão entregues à Fundação Lumus, uma instituição que apoia o desenvolvimento de crianças.

Editorial Presença

Aliás, esta não é a primeira vez que J.K.Rowling doa a receita obtida com a venda dos livros, já com “Quidditch Através dos Tempos”, “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los” e “Os Contos de Beedle o Bardo” isso tinha acontecido.

No ano que a saga do jovem feiticeiro faz 20 anos e regista vendas superiores a 450 milhões de exemplares, os seguidores de Rowling podem contar com mais um livro para a prateleira.

Para além dos livros da saga de Harry Potter, a autora publicou em 2012 o romance "Uma Morte Súbita", posteriormente adaptado para televisão pela BBC, e a trilogia policial ("Quando o Cuco Chama", "O Bicho-da-Seda" e "A Carreira do Mal") que conta as histórias do detetive privado Cormoran Strike. Estes volumes são assinados com o pseudónimo de Robert Galbraith.

Colaborou ainda com Jack Thorne e John Tiffany na peça de teatro “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, em cena no West End, em Londres.

O ano passado a autora estreou-se no cinema, depois de assinar o argumento de “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los”, experiência que deverá repetir nos restantes episódios da saga.

  • Harry Potter: 20 Anos de Magia

    Harry Potter

    Harry Potter tornou-se num dos maiores sucessos literários que o mundo já viu. Tudo surgiu em 1990 numa viagem de comboio entre Manchester e Londres. "Harry Potter e a Pedra Filosofal", o primeiro livro da saga, só iria ver a luz do dia 7 anos depois. J.K.Rowling transformou a magia num sucesso de vendas e conseguiu cativar uma legião de fãs. Dos livros para o grande ecrã foi um "pulinho", e em 2001 saiu o primeiro filme sob a chancela da Warner Bros. Propomos uma viagem por estes 20 anos de magia através de uma infografia. Pode conhecer um pouco mais sobre as personagens, aguçar a curiosidade com alguns factos pouco divulgados ou até mesmo recuar no tempo através do nosso vira-tempo (um relógio especial que permite ter acesso a artigos e reportagens publicadas ao longo dos últimos anos).

  • Harry Potter na Broadway
    1:27

    Harry Potter

    A peça "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" vai estrear na Broadway no próximo ano. Por enquanto, prossegue a carreira normal, em Londres, onde tem bilhetes esgotados até ao final de julho de 2018.

  • Harry Potter: o sucesso literário fez 20 anos
    6:28

    Harry Potter

    Harry Potter tornou-se num dos maiores sucessos literários que o mundo já viu. A par dos livros, traduzidos em mais de 70 línguas, e dos filmes, os fãs foram um ingrediente fundamental para o sucesso da saga que tornou J.K.Rowling milionária.