sicnot

Perfil

Cultura

Do bebé ao adolescente o festival Play tem cinema para todos

Dezenas de filmes para bebés e adolescentes, um cine-concerto para a família e vários ateliês de volta do cinema fazem o quinto Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, que começa no dia 17.

O festival, que ocupará várias salas do Cinema São Jorge e Cinemateca Júnior de Lisboa, terá cinema repartido por faixas etárias, dos bebés de um ano aos adolescentes de 13 anos.

As primeiras sessões, logo às 09:30, de curta duração e de entrada gratuita, "pretendem ser um primeiro contacto com o cinema", com filmes muito pequenos, a maioria de animação e sem diálogos.

Do programa, a organização destaca este ano o cine-concerto, no dia 17, de Márcia Santos e Filipe Monteiro (Tomara), que vão musicar ao vivo o filme mudo "O Circo", de Charles Chaplin, de 1928.

Na Cinemateca Júnior, haverá uma homenagem ao realizador Karel Zeman, descrito como o "Méliès checo" - pela combinação de cinema real com animação - com os filmes "Viagem ao início do tempo" (1955) e "A invenção diabólica" (1958).

Nesta quinta edição, serão ainda mostrados filmes que "abordam conceitos diversos como a diferença, a partilha a amizade", como "Do meu tamanho", de Joachim Dollhopf e Evi Goldbrunner, "Cinema de domingo", de Mamadou Dia, e "Nadar no deserto", de Alvaro Ron.

Estão previstos vários ateliês, em complemento às sessões de cinema, nomeadamente criação de uma história para cinema de animação, emprestar a voz a personagens ou criar um filme inspirado no universo de Karel Zeman.

No ano passado, o festival Play envolveu cerca de 11 mil pessoas e depois de Lisboa fará apresentações noutros pontos do país.

Lusa

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36

    País

    O homem que ficou conhecido como o "bombeiro herói" foi distinguido este domingo, em Évora. Rui Rosinha, de 40 anos, ficou gravemente ferido num acidente durante o combate aos incêndios de Pedrógão Grande. Hoje, tem uma incapacidade de 85% e estará a receber do Estado uma pensão de apenas 267 euros.

  • As histórias e os tesouros desconhecidos das catedrais e mosteiros do norte
    5:23