sicnot

Perfil

Cultura

Sabia que há 2 lusodescendentes nomeados para os Óscares?

Filme "A forma da água"

Luís Sequeira está nomeado para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa e Nelson Ferreira está indicado para receber a estatueta de Melhor Montagem de Som. Os dois lusodescentes trabalharam no filme "A Forma da Água" realizado por Guillermo del Toro. A menos de um mês da cerimónia, Luís Sequeira conta como está a viver a experiência.

"Dá-me um orgulho enorme ao saber que o meu trabalho é reconhecido desta forma, pois trabalho bastante em tudo o que me envolvo. É fantástico ser nomeado", afirmou hoje à agência Lusa Luís Sequeira.

Filho de emigrantes de Lisboa, o lusodescendente reconhece que este "é o ponto alto de 30 anos de carreira" e mostra-se com algumas expectativas de receber o galardão.

"Inicialmente ingressei no mundo da moda. Com o passar do tempo, abri um estabelecimento comercial com uma coleção de homem e de mulher. Mas era uma vida muito sossegada, e queria ter algo com mais. Como tinha uns amigos que estavam a trabalhar num filme de (David) Cronenberg. Eles aconselharam-me a ingressar naquela área", explicou.

A carreira começou "numa posição baixa, de aprendizagem", como assistente de guarda-roupa de Mean Girls (1994) e Cinderella Man (2005) mas desde o princípio "adorou" e nunca mais pensou em desistir.

"Estive a fazer um filme chamado Mama (2013) com Andy Muschietti. A atriz Jessica Chastain em vez de ter uma madeixa ruiva tinha o cabelo preto. Ela desempenhava o papel de uma artista alternativa. Estava a fazer os últimos pontos a meio da prova quando abrimos a porta e estava lá o Guilherme del Toro. Ele viu-a com a madeixa, e com aquela roupa, e mostrou-se admirado", contou.

A partir dessa altura, o realizador Guilherme del Toro requisitou os serviços do luso-canadiano por diversas situações. "Desde essa altura que sempre gostou do meu trabalho. Depois pediu-me para trabalhar com ele no The Strain, uma série de três anos. Ele foi o realizador do primeiro episódio e noutras partes mais de fantasia", disse.

Foi precisamente em 2016 que o realizador o convidou para trabalhar num "filme dos anos 60": 'A Sombra da Água'.

"Foi um sonho tornado realidade, porque enquanto estava a trabalhar nas séries, ele realizou o Pacific Rim (2013) e Crimson Peak (2015). Queria trabalhar com ele num filme, e concretizou-se", declarou.

O lusodescendente também foi nomeado para o melhor guarda-roupa dos prémios BAFTA, e ainda para o 'Costume Designers Guild Awards' de melhor guarda-roupa, em 'A Forma da Água'.

"Em termos de futuro gostava de participar num filme história sobre a cidade de Lisboa, algo que me inspira bastante", concluiu.

A 90.ª edição dos Óscares realiza-se a 04 de março, em Los Angeles, no Estados Unidos.

Com Lusa

  • Explosão em restaurante no Canadá causa pelo menos 15 feridos, 3 graves
    0:56

    Mundo

    Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas numa explosão em Mississauga, Ontário, no Canadá. Três vítimas estão em estado grave. Os feridos foram levados para vários hospitais da zona. De acordo com as autoridades, a explosão foi causada por dois homens, com cerca de 20 anos, num restaurante indiano, que fugiram do local depois do ataque. A zona foi evacuada e a polícia está a investigar o caso.

    Em atualização

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC