sicnot

Perfil

Cultura

David Cronenberg recebe prémio de carreira no Festival de Cinema de Veneza

Dan Hallman

O realizador canadiano David Cronenberg vai receber o Leão de Ouro de carreira do Festival de Cinema de Veneza, em agosto em Itália, foi esta quinta-feira anunciado.

Veneza pretende distinguir "um dos mais ousados e estimulantes realizadores de sempre, um incansável inovador de formas e linguagens" que no começo de carreira este relevado para "as margens do género horror", afirmou hoje o diretor do festival, Alberto Barbera.

A 75.ª edição do Festival de Veneza decorrerá de 29 de agosto a 08 de setembro.

David Cronenberg, 75 anos, é autor de filmes como "Videodrome (1983), "A mosca" (1986), "O festim nu" (1991), "Crash" (1996), "Uma história de violência" (2005) e "Cosmopolis" (2012).

Em 2006 recebeu o prémio de carreira no Festival de Cannes, galardão que se junta a outras distinções, nomeadamente dos governos do Canadá e de França.

Lusa

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47