sicnot

Perfil

Desporto

Sporting tem 'jogo da época' na visita ao Nacional na Taça de Portugal

O Sporting visita na quinta-feira o Nacional (20:15), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, com a deslocação à Choupana a definir muito da época dos 'leões'.

© Hugo Correia / Reuters

Depois de uma semana muito difícil, na qual foram eliminados quinta-feira da Liga Europa pelos alemães do Wolfsburgo e, no domingo, ficaram praticamente afastados do título, após derrota com o FC Porto, a Taça de Portugal parece a única conquista possível.

A semana terminou com uma total incapacidade demonstrada no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto, com a equipa de Marco Silva sem argumentos para incomodar os 'dragões', muito superiores e que venceram por 3-0.

A derrota colocou o Sporting a 'enormes' 12 pontos da liderança do Benfica e a oito do FC Porto, e com o Sporting de Braga a um ponto dos 'leões', no que diz respeito ao terceiro lugar e à última vaga para a Liga dos Campeões.

As meias-finais da Taça de Portugal discutem-se a duas mãos, numa competição em que o Sporting e Nacional discutem uma das vagas para o Jamor, enquanto a outra será jogada apenas em abril, entre Sporting de Braga e Rio Ave.

Na quinta-feira, na Choupana, os 'leões' têm a história do seu lado, já que nunca foram afastados pelos insulares nas três vezes em que se encontraram, duas delas em dois jogos (épocas de 2011/12, a duas mãos, e 2000/01, no desempate), e uma a um jogo (1988/89).

No atual formato, o Sporting empatou em casa (2-2) nas meias-finais 2011/12, e depois foi vencer ao Nacional por 3-1, garantindo o apuramento para uma final que viria a perder com a Académica (1-0).

Muito antes disso, no Campeonato de Portugal, considerado a antiga Taça, os lisboetas eliminaram igualmente os madeirenses em dois jogos na época de 1934/45, com triunfos por 7-2 (fora) e 9-3 (casa).

Esta época as duas equipas já se encontraram na Choupana, para a I Liga, à 14.ª jornada (21 de dezembro), num jogo em que Carlos Mané deu o triunfo aos 'leões' por 1-0.

Do lado da equipa de Marco Silva, o lateral esquerdo Jefferson deve continuar de fora - foi afastado por questões disciplinares -, enquanto Slimani, que recuperava de lesão, já fez alguns minutos nos dois últimos jogos e pode, na Choupana, entrar de início.

O Nacional vem de uma vitória folgada frente ao Setúbal (3-0), num momento em que a equipa, sétima classificada, tem vindo a subir de rendimento e que nos últimos oito jogos do campeonato apenas perdeu uma vez, em casa do Braga (3-1).

Nacional e Sporting voltam-se a encontrar a 07 de abril, no Estádio de Alvalade, no embate da segunda mão.

Nesta edição, o Sporting persegue um troféu que lhe foge desde 2007/08, quando venceu o FC Porto na final (2-0 após prolongamento), enquanto o Nacional busca um lugar inédito de finalista, tendo em conta que nunca marcou presença na final da competição e foi três vezes semifinalista.

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC