sicnot

Perfil

Desporto

Sporting tem 'jogo da época' na visita ao Nacional na Taça de Portugal

O Sporting visita na quinta-feira o Nacional (20:15), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, com a deslocação à Choupana a definir muito da época dos 'leões'.

© Hugo Correia / Reuters

Depois de uma semana muito difícil, na qual foram eliminados quinta-feira da Liga Europa pelos alemães do Wolfsburgo e, no domingo, ficaram praticamente afastados do título, após derrota com o FC Porto, a Taça de Portugal parece a única conquista possível.

A semana terminou com uma total incapacidade demonstrada no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto, com a equipa de Marco Silva sem argumentos para incomodar os 'dragões', muito superiores e que venceram por 3-0.

A derrota colocou o Sporting a 'enormes' 12 pontos da liderança do Benfica e a oito do FC Porto, e com o Sporting de Braga a um ponto dos 'leões', no que diz respeito ao terceiro lugar e à última vaga para a Liga dos Campeões.

As meias-finais da Taça de Portugal discutem-se a duas mãos, numa competição em que o Sporting e Nacional discutem uma das vagas para o Jamor, enquanto a outra será jogada apenas em abril, entre Sporting de Braga e Rio Ave.

Na quinta-feira, na Choupana, os 'leões' têm a história do seu lado, já que nunca foram afastados pelos insulares nas três vezes em que se encontraram, duas delas em dois jogos (épocas de 2011/12, a duas mãos, e 2000/01, no desempate), e uma a um jogo (1988/89).

No atual formato, o Sporting empatou em casa (2-2) nas meias-finais 2011/12, e depois foi vencer ao Nacional por 3-1, garantindo o apuramento para uma final que viria a perder com a Académica (1-0).

Muito antes disso, no Campeonato de Portugal, considerado a antiga Taça, os lisboetas eliminaram igualmente os madeirenses em dois jogos na época de 1934/45, com triunfos por 7-2 (fora) e 9-3 (casa).

Esta época as duas equipas já se encontraram na Choupana, para a I Liga, à 14.ª jornada (21 de dezembro), num jogo em que Carlos Mané deu o triunfo aos 'leões' por 1-0.

Do lado da equipa de Marco Silva, o lateral esquerdo Jefferson deve continuar de fora - foi afastado por questões disciplinares -, enquanto Slimani, que recuperava de lesão, já fez alguns minutos nos dois últimos jogos e pode, na Choupana, entrar de início.

O Nacional vem de uma vitória folgada frente ao Setúbal (3-0), num momento em que a equipa, sétima classificada, tem vindo a subir de rendimento e que nos últimos oito jogos do campeonato apenas perdeu uma vez, em casa do Braga (3-1).

Nacional e Sporting voltam-se a encontrar a 07 de abril, no Estádio de Alvalade, no embate da segunda mão.

Nesta edição, o Sporting persegue um troféu que lhe foge desde 2007/08, quando venceu o FC Porto na final (2-0 após prolongamento), enquanto o Nacional busca um lugar inédito de finalista, tendo em conta que nunca marcou presença na final da competição e foi três vezes semifinalista.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.