sicnot

Perfil

Desporto

Michael Phelps pode vir a estar nos Mundiais de natação

O nadador Michael Phelps, recordista de medalhas olímpicas, poderá ser reintegrado na seleção dos Estados Unidos para os Mundiais, que se disputam em agosto, apesar de inicialmente ter sido excluído devido a um caso de alcoolemia. 

© USA Today Sports / Reuters

"É complicado, mas há possibilidades de que aconteça. Há formas de reconsiderar ou considerar a situação", admitiu o diretor executivo da Federação norte-americana de natação, Chuck Wielgus, em declarações ao ESPN.com.

Phelps, que já tinha conquistado um lugar para os Mundiais de Kazan (Rússia) nas provas de 100 metros livres, 100 mariposa e 200 estilos, foi sancionado em outubro pela sua federação com uma suspensão de seis meses, depois de ser detido por conduzir sob o efeito do álcool. 

Além da suspensão, a entidade que tutela a natação nos Estados Unidos excluiu Phelps, dono de 22 medalhas olímpicas, da equipa que representará o seu país nos Campeonatos do Mundo em agosto, apesar de a sua sanção terminar a 06 de abril, quatro meses antes do início da competição. 

Esta decisão podia ser reconsiderada, de acordo com Chuck Wielgus, que reconheceu já ter mantido conversas informais com o nadador. 

Phelps, que deverá regressar às piscinas a 15 de abril na localidade de Mesa (Estados Unidos), voltou à natação no ano passado, dois anos depois de anunciar a sua retirada, com o objetivo de participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. 

Michael Phelps, que em junho cumprirá 30 anos, conseguiu um regresso bem-sucedido com cinco medalhas nos Campeonatos Pan-Pacífico, antes de ser detido, a 29 de setembro de 2014, pela polícia de Baltimore, quando conduzia a quase o dobro da velocidade permitida e com uma taxa de álcool no sangue superior à autorizada. 



Lusa
  • Governo prepara projeto para suavizar transição para a reforma
    1:38

    Economia

    O Governo quer suavizar a transição do trabalho para a reforma. A ideia é que essa passagem seja feita gradualmente e não de uma dia para o outro, o que pode ser mais traumático. O projecto prevê a possilidade do trabalhador cumprir meio horário e acumular com meia pensão.

  • Primeiro discurso de Costa na ONU alinhado com o de Guterres

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, proferirá hoje o seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, devendo estar muito alinhado com a agenda política apresentada na terça-feira pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.