sicnot

Perfil

Desporto

Ex-presidente do Osasuna detido por presumível desvio de dinheiro do clube

O ex-presidente do Osasuna Miguel Archanco, o ex-gestor Ángel Vizcay e o ex-diretor Txuma Peralta foram hoje detidos, por ordem de um juiz de instrução de Pamplona, por alegado desvio de dinheiro do clube.

© Andrea Comas / Reuters

A investigação incide no desvio de uma verba a rondar os 2,4 milhões de euros, e os três dirigentes foram, segundo fontes judiciais, detidos hoje de manhã e deverão ainda hoje ser ouvidos pelo juiz.

Em causa estarão crimes de apropriação indevida, sociedade criminosa e falsificação de documentos.

Archanco foi presidente do Osasuna -- que desceu na última época à segunda divisão -- até junho de 2014.

A operação de hoje acontece depois de os responsáveis da auditoria às contas do Osasuna terem detetado presumíveis irregularidades nas contas do clube, surgindo agora como testemunhas periciais na investigação.

O resultado da auditoria foi conhecido a 18 de fevereiro e o processo judicial teve início no dia seguinte, quando a atual junta diretiva do clube, presidida por Luis Sabalza, denunciou as alegadas irregularidades na presidência de Archanco.



Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.