sicnot

Perfil

Desporto

Nelson Évora diz que saltou "mais com a cabeça do que com o coração"

Nelson Évora, que hoje se sagrou em Praga campeão europeu do triplo salto, diz que saltou "mais com a cabeça do que com o coração" e que a réplica dada pelos adversários ajudou à boa marca conseguida, 17,21 metros.

© David W Cerny / Reuters

"Hoje, saltei mais com a cabeça do que com o coração. Mas consegui, e foi uma boa preparação para a época ao ar livre, que terá mais adversários", disse no final do concurso o saltador do Benfica, que já tem mínimos para os Mundiais de Pequim, em agosto.

Destacou a réplica dos adversários (o espanhol Torrijos passou-o na quinta série de saltos) para o resultado conseguido: "Estou certo de que os outros atletas me ajudaram a ir para a frente e conseguir um bom resultado hoje. Foi uma competição emocionante, mas difícil, de que gostei".

"Este é um momento espetacular, depois de tantos anos de lesão e um exemplo para todos os que não acreditavam que era possível. Não podia ter feito melhor, estou fisicamente bem e não tenho dores", disse ainda.

De acordo com Nelson Évora, "na prova, a tarefa principal era ter que lidar com a técnica e a corrida para impulsão", dizendo que "a superfície da pista é de loucos, é muito difícil ficar equilibrado". 

"Depois de me acostumar [após dois nulos], os saltos melhoraram também", disse ainda o campeão olímpico de 2008, que continua a referir o recordista mundial como referência.

Projetando a carreira que ainda poderá ter, depois dos 30 anos, referiu: "Eu não tenho um limite... Claro, Jonathan Edwards é o meu ídolo e eu gostaria de aprender a perceber a técnica como ele conseguiu".

"Ainda falta muito para os Jogos Olímpicos, vamos passo a passo, preparar o que está mais perto. Agora os 'meetings', depois o Campeonato do Mundo, e só depois os Jogos", defendeu o novo campeão europeu, que acrescentou: "Hoje, desfrutei da competição e não poderia estar mais contente, depois virá um período duro de treino para entrar nas melhores competições internacionais".

Lusa
  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC