sicnot

Perfil

Desporto

Clubes brasileiros vão perder pontos se tiverem ordenados em atraso

Os clubes brasileiros vão ser castigados com perda de pontos no seu campeonato se os jogadores denunciarem ordenados em atraso, anunciou hoje a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Clubes brasileiros serão penalizados se tiverem ordenados em atraso.

Clubes brasileiros serão penalizados se tiverem ordenados em atraso.

© Ueslei Marcelino / Reuters

O organismo apenas vai aceitar denuncias dos próprios jogadores, dos seus advogados ou dos sindicatos, segundo o regulamento "jogo limpo laboral", que vai punir com a subtração de três pontos por cada jogo em que perdure a irregularidade.

O jogador afetado poderá denunciar o seu próprio clube se este se atrasar mais de 30 dias no pagamento, mas, até que seja aplicada a sanção, o Tribunal Superior de Justiça Desportiva da CBF vai aguardar 15 dias para que seja regularizada a situação.

Estas acusações podem ser feitas até um mês depois do fim dos campeonatos dos três primeiros escalões do futebol brasileiro, aos quais se aplica este regulamento.

Além de retirar pontos, estão ainda previstas multas e a proibição de realizar novas contratações.

Este regulamento, inspirado num aplicado desde 2012 no campeonato regional de São Paulo, onde todas as denuncias registadas até agora foram resolvidas com acordos entre os clubes e os jogadores, pelo que nunca foram retirados pontos.

O atraso nos salários é recorrente no Brasil e no ano passado pelo menos oito equipas da primeira divisão estiveram um ou mais meses sem regularizar os pagamentos.


Lusa
  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • "Eu confiava no BES e dizia aos meus amigos para porem lá o dinheiro"
    0:37
  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.