sicnot

Perfil

Desporto

China vai lançar manuais de futebol para o ensino primário e secundário

O Ministério chinês da Educação vai lançar no final de março manuais de futebol para os alunos do ensino primário e secundário, para tentar "melhorar as credenciais da China na modalidade", anunciou hoje a imprensa oficial.

Reuters

Alem de ensinarem "as técnicas e as regras básicas" da modalidade, os manuais, divididos em sete volumes, pretendem "promover o espírito de equipa e o sentido da responsabilidade", disse um responsável da edição citado pelo Diário da Juventude de Pequim.

Os manuais incluem códigos que permitirão aos estudantes aceder a vídeos de instrução através dos seus 'smartphones', adiantou o mesmo responsável.

Há duas semanas, o grupo dirigente do Partido Comunista Chinês (PCC) encarregue do "aprofundamento global do processo de reformas" aprovou uma resolução apelando à promoção do futebol nas escolas.

"Devemos desenvolver e revitalizar o futebol para assegurar que somos uma nação forte no plano desportivo", concluiu o referido grupo, um organismo chefiado pelo presidente Xi Jinping, considerado um "grande adepto de futebol".

O ministério chinês da Educação anunciou no final de 2014 que o futebol vai passar a ser "parte obrigatória" da disciplina de Educação Física e que o desempenho dos estudantes na prática da modalidade contará para a avaliação global dos alunos.

Em 2017, prevê o governo chinês, o país deverá ter cerca de 20.000 escolas primárias e secundarias "focadas na promoção do futebol".

A formação de jovens talentos no futebol chinês é, também, um negócio em rápido desenvolvimento.

Em outubro de 2012, o Real Madrid e o campeão chinês de futebol, Guangzhou Evergrand, criaram uma escola da modalidade com capacidade para 10.000 alunos, que funciona em regime de internato.

Há cerca de um ano, abriu em Pequim uma academia com o nome de Luís Figo (Winning League/Figo Football Academy), orientada por um antigo treinador-adjunto do Sporting , Joaquim Rolão Preto, que entretanto já se implantou numa dezena de cidades chinesas e cujos técnicos são todos portugueses.

O futebol só se tornou uma modalidade profissional na China no início da década de 90, quando o PCC adotou o sistema de "economia de mercado socialista", mas, apesar dos maus resultados da sua seleção, é o desporto mais popular do país.

No 'ranking' da FIFA divulgado o mês passado, a China figurava em 82.º lugar.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.