sicnot

Perfil

Desporto

Presidente e ex-presidente do FC Barcelona vão a julgamento pela contratação de Neymar

O juiz da Audiência Nacional Pablo Ruiz decidiu levar a julgamento o presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, o seu antecessor, Sandro Rosell e o clube por delitos fiscais e administração danosa na contratação do futebolista brasileiro Neymar. 

© Albert Gea / Reuters

Pablo Ruiz concluiu na instrução do processo que Rosell e Bartomeu terão cometido três delitos contra o fisco aquando da declaração de compra do passe do internacional brasileiro, no valor de 83.371.000 euros.

Para o juiz, o atual presidente acompanhou as "operações contratuais" no negócio e autorizou "os pagamentos relativos à contratação, ocorridos em 2014".

Em finais de fevereiro, a administração fiscal enviou a Pablo Ruiz um relatório que avaliou a atuação de Bartomeu e Rosell no negócio de aquisição de Neymar, considerando que os dois tentaram "ocultar aos sócios do clube a verdadeira dimensão do negócio e evitar o pagamento de impostos".

Em audiência com Pablo Ruiz, Bartomeu garantiu que não teve qualquer intervenção nas negociações nem na elaboração dos sete contratos celebrados com o jogador.

Segundo o mesmo dirigente, apenas um restrito grupo de pessoas esteve a par das negociações e o processo foi sempre conduzido por Sandro Rosell, que abandonou a presidência do clube em janeiro de 2014.

Bartomeu acrescentou que, como vice-presidente na altura dos factos, assinou toda a documentação confiando que tudo estava dentro das normas. 

O atual presidente disse ainda ao juiz que assim que assumiu a presidência deu instruções aos funcionários para avaliarem toda a documentação com o intuito de discriminar eventuais verbas em falta ao fisco.









Lusa
  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.