sicnot

Perfil

Desporto

Presidente e ex-presidente do FC Barcelona vão a julgamento pela contratação de Neymar

O juiz da Audiência Nacional Pablo Ruiz decidiu levar a julgamento o presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, o seu antecessor, Sandro Rosell e o clube por delitos fiscais e administração danosa na contratação do futebolista brasileiro Neymar. 

© Albert Gea / Reuters

Pablo Ruiz concluiu na instrução do processo que Rosell e Bartomeu terão cometido três delitos contra o fisco aquando da declaração de compra do passe do internacional brasileiro, no valor de 83.371.000 euros.

Para o juiz, o atual presidente acompanhou as "operações contratuais" no negócio e autorizou "os pagamentos relativos à contratação, ocorridos em 2014".

Em finais de fevereiro, a administração fiscal enviou a Pablo Ruiz um relatório que avaliou a atuação de Bartomeu e Rosell no negócio de aquisição de Neymar, considerando que os dois tentaram "ocultar aos sócios do clube a verdadeira dimensão do negócio e evitar o pagamento de impostos".

Em audiência com Pablo Ruiz, Bartomeu garantiu que não teve qualquer intervenção nas negociações nem na elaboração dos sete contratos celebrados com o jogador.

Segundo o mesmo dirigente, apenas um restrito grupo de pessoas esteve a par das negociações e o processo foi sempre conduzido por Sandro Rosell, que abandonou a presidência do clube em janeiro de 2014.

Bartomeu acrescentou que, como vice-presidente na altura dos factos, assinou toda a documentação confiando que tudo estava dentro das normas. 

O atual presidente disse ainda ao juiz que assim que assumiu a presidência deu instruções aos funcionários para avaliarem toda a documentação com o intuito de discriminar eventuais verbas em falta ao fisco.









Lusa
  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.