sicnot

Perfil

Desporto

Benfica e FC Porto postos à prova em Vila do Conde e na Choupana

Benfica e FC Porto são postos à prova no sábado com visitas de risco a Vila do Conde (Rio Ave) e à Choupana (Nacional), numa fase da I Liga de futebol em que estão proibidos perder pontos.

LUSA/ ARQUIVO

LUSA/ ARQUIVO

GREGORIO CUNHA/ LUSA

À entrada para a 26.ª jornada, os dois rivais estão separados por quatro pontos, com nove rondas pela frente, os dois têm pouca margem de erro: as 'águias' procuram aumentar a vantagem no comando da classificação e os 'dragões' diminuir as diferenças, quando ainda falta jogar o 'clássico' entre ambos, no final de abril, na Luz.

Nesta caminhada, os jogos de sábado afiguram-se dos mais difíceis, perante adversários habitualmente complicados. 

O Benfica é o primeiro a entrar em ação, às 18:00, num jogo em que não contará com o influente argentino Gaitán, a cumprir castigo, frente a um Rio Ave que na primeira volta, na Luz, perdeu pela margem mínima (1-0).

Com Pedro Martins à frente da equipa, o conjunto de Vila do Conde -- que na última época perdeu as finais da Taça da Liga, Taça de Portugal e a Supertaça com o Benfica -, ocupa um confortável oitavo lugar no campeonato.

Quanto ao FC Porto, visita o Nacional (9.º), às 20:15, num terreno com tradição igualmente exigente, lembrando que os rivais Benfica (2-1) e Sporting (1-0) sentiram grandes dificuldades para lá vencerem.

Os 'dragões' não podem contar com Fabiano, expulso frente ao Arouca, nem com Jackson Martinez, ainda a recuperar de lesão, devendo o guarda-redes brasileiro Helton ser o titular na baliz, e Aboubakar a aposta no ataque.

Na 26.ª jornada nota também para o Sporting, que no domingo recebe o Vitória de Guimarães (18:00), num momento em que os 'leões' concentram as atenções no terceiro lugar, no qual têm uma vantagem de sete pontos para o Sporting de Braga (4.º).

As duas derrotas consecutivas com FC Porto (1-0) e Benfica (2-0) atrasaram a equipa de Sérgio Conceição -- que abre a jornada na sexta-feira com a receção à Académica (20:30) -- na luta pelo terceiro lugar, de acesso ao 'play off' da Liga dos Campeões.

A quatro pontos da zona europeia (do quinto lugar do Vitória de Guimarães) está o Belenenses, que no domingo visita o Boavista (14.º) depois do treinador Lito Vidigal ter sido afastado esta semana, devido a divergências com a SAD, estreando o técnico Jorge Simão.

Face à saída de Rui Quinta, outro estreante na ronda será Carlos Brito no Penafiel, técnico que tem a árdua tarefa de evitar a descida, num momento em que a equipa é última classificada (16 pontos, a quatro da 'linha de salvação') e ainda tem que visitar até ao final do campeonato Braga, o Dragão e Luz.

O Penafiel defronta nesta 26.ª jornada o Estoril-Praia (12.º), uma das equipas que esta temporada também viu sair o treinador (José couceiro), promovendo a entrada de Fabiano Soares, coadjuvado pelo ex-futebolista Hugo Leal.

Outros 'aflitos' defrontam-se no domingo, com o Arouca (16.º) a receber o Gil Vicente (16:00), num dia em que haverá também um Moreirense-Marítimo, à mesma hora.

A jornada da I Liga fica concluída na segunda-feira, com o Vitória de Setúbal a receber o Paços de Ferreira, a partir das 20:00.


Lusa
  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.