sicnot

Perfil

Desporto

Mundial do Qatar vai ser jogado a novembro e dezembro de 2022

O Mundial de futebol do Qatar vai ser disputado a novembro e dezembro de 2022, com a final a estar marcada para 18 de dezembro, decidiu hoje o Comité Executivo da FIFA, que esteve reunido em Zurique.

De acordo com o diretor de comunicação do organismo, o torneio terá um total de 28 dias, menos quatro que as anteriores edições, e deverá ter início no dia 21 de novembro, embora esta data ainda possa sofrer alterações. (Arquivo)

De acordo com o diretor de comunicação do organismo, o torneio terá um total de 28 dias, menos quatro que as anteriores edições, e deverá ter início no dia 21 de novembro, embora esta data ainda possa sofrer alterações. (Arquivo)

© Fadi Al-Assaad / Reuters

De acordo com o diretor de comunicação do organismo, o torneio terá um total de 28 dias, menos quatro que as anteriores edições, e deverá ter início no dia 21 de novembro, embora esta data ainda possa sofrer alterações.

"A FIFA vai agora reunir-se com as federações para decidir o dia em que o torneio se iniciará bem como decidir que alterações terão que ser feitas no calendário internacional", afirmou Walter de Gregorio.

Pela primeira vez, um campeonato do mundo de futebol não vai ser jogado no verão, devido às elevadas temperaturas naquela zona durante os meses de junho e julho, data habitual da competição.

A FIFA chegou a ponderar as datas de janeiro e fevereiro, mas acabava por coincidir com os Jogos Olímpicos de inverno de 2022.

De acordo com o organismo, esta decisão tem o apoio das seis confederações da FIFA, assim como do sindicato internacional dos jogadores de futebol (FIFPro), enquanto as associações dos campeonatos europeus e clubes europeus, EPFL e ECA, respetivamente, continua contra esta medida.

Lusa
  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.