sicnot

Perfil

Desporto

Mundial do Qatar vai ser jogado a novembro e dezembro de 2022

O Mundial de futebol do Qatar vai ser disputado a novembro e dezembro de 2022, com a final a estar marcada para 18 de dezembro, decidiu hoje o Comité Executivo da FIFA, que esteve reunido em Zurique.

De acordo com o diretor de comunicação do organismo, o torneio terá um total de 28 dias, menos quatro que as anteriores edições, e deverá ter início no dia 21 de novembro, embora esta data ainda possa sofrer alterações. (Arquivo)

De acordo com o diretor de comunicação do organismo, o torneio terá um total de 28 dias, menos quatro que as anteriores edições, e deverá ter início no dia 21 de novembro, embora esta data ainda possa sofrer alterações. (Arquivo)

© Fadi Al-Assaad / Reuters

De acordo com o diretor de comunicação do organismo, o torneio terá um total de 28 dias, menos quatro que as anteriores edições, e deverá ter início no dia 21 de novembro, embora esta data ainda possa sofrer alterações.

"A FIFA vai agora reunir-se com as federações para decidir o dia em que o torneio se iniciará bem como decidir que alterações terão que ser feitas no calendário internacional", afirmou Walter de Gregorio.

Pela primeira vez, um campeonato do mundo de futebol não vai ser jogado no verão, devido às elevadas temperaturas naquela zona durante os meses de junho e julho, data habitual da competição.

A FIFA chegou a ponderar as datas de janeiro e fevereiro, mas acabava por coincidir com os Jogos Olímpicos de inverno de 2022.

De acordo com o organismo, esta decisão tem o apoio das seis confederações da FIFA, assim como do sindicato internacional dos jogadores de futebol (FIFPro), enquanto as associações dos campeonatos europeus e clubes europeus, EPFL e ECA, respetivamente, continua contra esta medida.

Lusa
  • Trabalharia horas extra sem ser pago? E feriados?  
    1:25
  • UE dá "luz verde" para início das negociações do Brexit

    Brexit

    Os 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram esta segunda-feira a autorização para o início das negociações do Brexit, indicando formalmente o final de junho para início do processo de saída do Reino Unido, que se prolongará por dois anos.

  • Donald Trump em Israel
    2:14
  • Regras secretas do Facebook permitem divulgação de imagens violentas

    Mundo

    A política interna da empresa Facebook defende que nem todos os vídeos violentos publicados na rede social devem ser apagados porque "não quer censurar ou punir pessoas em perigo". A revelação é feita pelo jornal britânico The Guardian após uma investigação em que conseguiu ter acesso ao manual interno.