sicnot

Perfil

Desporto

McLaren anuncia regresso de Alonso no GP da Malásia

A McLaren confirmou hoje o regresso do piloto espanhol Fernando Alonso à competição no Grande Prémio de Fórmula 1 da Malásia, a segunda prova do calendário internacional, após recuperar completamente de acidente.

© Marcelo del Pozo / Reuters

"Agrada-nos poder anunciar, depois da definitiva avaliação médica da FIA, que Fernando Alonso vai regressar à cabine do seu MP430 na próxima sexta-feira no circuito de Spegang para o Grande Prémio da Malásia", informou a escuderia britânica em comunicado.

O piloto foi submetido no domingo a provas médicas na universidade britânica de Cambridge, mas, ainda assim, na sexta-feira terá um derradeiro teste, sob a supervisão do delegado médico da FIA, o francês Jean-Charles Piette.

O outro será um exame de evacuação do habitáculo do seu monolugar: equipado para competir, em cinco segundos deve desapertar o cinto de segurança e retirar o volante, sendo que em 10 terá de abandonar o carro e devolver o volante à sua posição.

A McLaren recorda que, desde o seu acidente, em treinos no circuito de Barcelona, a 22 de fevereiro, Alonso "seguiu um rigoroso e especializado programa de treino, desenhado e estritamente monitorizado pelos melhores científicos desportivos para assegurar a sua segurança e oportuno regresso à competição".

Na semana passada o piloto espanhol trabalhou junto com os seus engenheiros e praticou com o simulador no Centro de Tecnologia da McLaren para estar a par das novidades do chassis e unidade de potência do MP430.

"Como parte desse processo, esteve com os seus engenheiros e falou do acidente e analisaram os dados, partilhados com a FIA", revelou a escuderia.

A equipa britânica assume que não havia "nada evidente nos abundantes dados da telemetria do carro, nem nada de anormal nas subsequentes reconstruções nem nos dados de teste de laboratório".

"O Fernando Alonso recorda uma espécie de direção pesada antes do acidente. Por conseguinte, a equipa adicionou ao carro um sensor adicional para aumentar a captação de dados", explicita.

O comunicado da McLaren termina com a garantia de que o piloto "deseja regressar ao carro e dar uma contribuição substancial aos esforços coletivos com a Honda para acelerar o necessário progresso do rendimento em pista".

Alonso, que este ano regressa à McLaren, depois de representar a equipa em 2007, falhou o arranque do Mundial em Melbourne, Austrália, apenas por precaução, tendo sido substituído pelo dinamarquês Kevin Magnussen, que abandonou por problemas mecânicos.

Lusa

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC