sicnot

Perfil

Desporto

Nadador sul-coreano Taehwan Park suspenso por 18 meses por doping

O nadador sul-coreano Taehwan Park, quatro vezes medalhado nos Jogos Olímpicos, foi hoje suspenso por 18 meses pela Federação Internacional de Natação (FINA) por não ter comparecido a um teste de doping.

© Tim Wimborne / Reuters

O nadador de 25 anos já tinha tido uma análise positiva detetada num teste fora da competição em setembro do ano passado, no qual acusou esteroides anabolisantes, substância proibida pelos regulamentos internacionais.

Park conquistou a medalha de ouro nos 400 metros livres e a medalha de prata nos 200 nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, tornando-se no primeiro nadador sul-coreano a obter uma medalha olímpica. 

Nos Jogos Olímpicos de Londres2012 viria a conquistar também a medalha de prata naquelas duas provas e a de ouro nos 400 metros dos Mundiais de 2007 e 2011.

O castigo pelo primeiro caso do doping estender-se-á até 02 de março de 2016, o que, à partida, lhe permitirá competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que se realizam alguns meses após essa data.

Lusa
  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.