sicnot

Perfil

Desporto

UEFA avisa sobreviventes da Liga dos Campeões contra pressões sobre árbitros

A UEFA avisou hoje as oito equipas dos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol que evitem pressionar a arbitragem, prometendo sanções contra os prevaricadores.

© Action Images / Reuters

FC Porto, Bayern de Munique, Barcelona, Atlético de Madrid, Real Madrid, Juventus, Mónaco e Paris Saint-Germain estiveram reunidos na UEFA, em Nyon, Suíça, e ouviram as advertências do ex-árbitro Pierluigi Collina, agora responsável do organismo que rege o futebol europeu.

As recomendações chegaram depois de a UEFA punir o costa-marfinense Serge Aurirer do PSG por três jogos apos "atos insultuosos" para com um árbitro na eliminatória com o Chelsea.

O defesa não disputou o desafio da segunda mão, em Londres, com empate 2-2 (após prolongamento), mas fez comentários considerados impróprios no seu facebook sobre o árbitro Bjonr Kuipers em relação à expulsão do seu colega Zlatan Ibrahimovic.

A UEFA está preocupada com a crescente tendência de grupos de jogadores em torno dos árbitros após cada lance controverso, alguns deles com postura "agressiva".

"É algo que não aceitamos nem podemos aceitar e somos bem claros quanto a isso. Também temos de proteger os árbitros e respeitá-los. Deve ser algo interiorizado pelos jogadores", vincou o secretário-geral Gianni Infantino.

O italiano entende as "tensões em torno dos jogos", mas recorda que "o respeito pelo árbitro é a base de qualquer desafio".

Paralelamente, o responsável disse que a UEFA não apoia suplementar tecnologia de vídeo para apanhar erros de arbitragem, considerando que mais tecnologia não é a resposta.

Em causa a polémica do campeonato inglês em que Gareth McAuley, do West Bromwich Albion, foi expulso no lugar do seu colega Craig Dawson, que cometeu a falta na derrota por 3-0 com o Manchester City.

"Não haveria erro de identificação se houvesse adicionais árbitros assistentes, porque veriam imediatamente o que aconteceu e podem retificar todas as decisões. Para tudo o resto, tem muito a ver com o julgamento do árbitro e assim tem de continuar no futuro", justificou.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.