sicnot

Perfil

Desporto

UEFA avisa sobreviventes da Liga dos Campeões contra pressões sobre árbitros

A UEFA avisou hoje as oito equipas dos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol que evitem pressionar a arbitragem, prometendo sanções contra os prevaricadores.

© Action Images / Reuters

FC Porto, Bayern de Munique, Barcelona, Atlético de Madrid, Real Madrid, Juventus, Mónaco e Paris Saint-Germain estiveram reunidos na UEFA, em Nyon, Suíça, e ouviram as advertências do ex-árbitro Pierluigi Collina, agora responsável do organismo que rege o futebol europeu.

As recomendações chegaram depois de a UEFA punir o costa-marfinense Serge Aurirer do PSG por três jogos apos "atos insultuosos" para com um árbitro na eliminatória com o Chelsea.

O defesa não disputou o desafio da segunda mão, em Londres, com empate 2-2 (após prolongamento), mas fez comentários considerados impróprios no seu facebook sobre o árbitro Bjonr Kuipers em relação à expulsão do seu colega Zlatan Ibrahimovic.

A UEFA está preocupada com a crescente tendência de grupos de jogadores em torno dos árbitros após cada lance controverso, alguns deles com postura "agressiva".

"É algo que não aceitamos nem podemos aceitar e somos bem claros quanto a isso. Também temos de proteger os árbitros e respeitá-los. Deve ser algo interiorizado pelos jogadores", vincou o secretário-geral Gianni Infantino.

O italiano entende as "tensões em torno dos jogos", mas recorda que "o respeito pelo árbitro é a base de qualquer desafio".

Paralelamente, o responsável disse que a UEFA não apoia suplementar tecnologia de vídeo para apanhar erros de arbitragem, considerando que mais tecnologia não é a resposta.

Em causa a polémica do campeonato inglês em que Gareth McAuley, do West Bromwich Albion, foi expulso no lugar do seu colega Craig Dawson, que cometeu a falta na derrota por 3-0 com o Manchester City.

"Não haveria erro de identificação se houvesse adicionais árbitros assistentes, porque veriam imediatamente o que aconteceu e podem retificar todas as decisões. Para tudo o resto, tem muito a ver com o julgamento do árbitro e assim tem de continuar no futuro", justificou.

Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.