sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da FIFA diz que boicotes nunca deram resultados

O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, rejeita a possibilidade de um boicote aos Mundiais de futebol da Rússia em 2018 e do Qatar em 2022, justificando que é uma medida que nunca deu resultados positivos.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Enrique de la Osa / Reuters

"Falando dessas duas competições é fundamental que o futebol e o desporto estejam unidos, sobretudo em relação a um boicote, algo que nunca deu resultados", salientou Blatter antes do congresso da UEFA, que decorre em Viena.

O dirigente referiu a necessidade de se estar atento às "interferências políticas" e especificou que a Europa, a origem do futebol, deveria ser a primeira a dar o exemplo, sem apontar mais detalhes.

Recentemente o presidente ucraniano Petro Porochenko apelou, em declarações ao jornal alemão Bild, a um boicote ao Mundial na Rússia, caso o país não retire as suas tropas da Ucrânia.

Entretanto, a UEFA reiterou à FIFA o seu desejo de ter mais uma seleção europeia nos Mundiais de futebol, e o seu secretário-geral, o italiano Gianni Infantino, assinalou que "as melhores seleções devem estar na competição".

Joseph Blatter concorre a um quinto mandato à frente da FIFA, numa corrida em que tem como adversários o holandês Michael van Praag, ao príncipe jordano Ali Bin Al Hussein e o português Luís Figo.

As eleições para a presidência da FIFA realizam-se a 29 de maio.


Lusa
  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28