sicnot

Perfil

Desporto

Árbitro italiano Gianluca Rocchi no Portugal-Sérvia

O árbitro internacional italiano Gianluca Rocchi dirige no domingo o jogo entre Portugal e Sérvia, do grupo I de qualificação para o Euro2016 de futebol, a disputar no Estádio da Luz (19:45).

© Alessandro Garofalo / Reuters

Rocchi, de 41 anos, não é um estreante em jogos da equipa das 'quinas', depois de ter estado no jogo em que Portugal bateu o Chipre por 4-0, a 02 de setembro de 2011, então no apuramento para o Euro2012.

Internacional desde 2008, Rocchi deverá suceder a Nicola Rizzoli como primeiro árbitro de Itália e a nível de competições da UEFA já esteve em vários jogos de equipas portuguesas, nomeadamente do FC Porto, Benfica e Sporting de Braga.

Em 2010/2011 esteve no Schalke 04-Benfica (2-0) da fase de grupos da Liga Europa e na vitória caseira das 'águias' frente ao AEK de Atenas (2-1), na fase de grupos da Liga Europa de 2009/10, mas o seu maior número de jogos foi com os 'dragões'.

Em 2011/2012 esteve no APOEL-Porto (2-1), referente à fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2012/13 no Villarreal-FC Porto (3-2) e na última época, 2013/14, no Sevilha-FC Porto (4-1), ambos da Liga Europa.

Outro jogo dirigido por este árbitro natural de Florença foi o Liverpool-Sporting de Braga, da época de 2010/11, dos oitavos de final da Liga Europa, que terminou com um nulo em Anfield Road.

Portugal defronta no domingo a Sérvia, estando no segundo lugar do grupo I de qualificação para o Euro2016, com seis pontos, menos um do que a Dinamarca, que lidera mas tem mais um jogo, e mais dois do que a Albânia e cinco do que a Sérvia e do que a Arménia.



Lusa
  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.