sicnot

Perfil

Desporto

Chile confirma que rali Dakar não vai passar pelo país no próximo ano

O Governo chileno confirmou, esta noite, que o Dakar 2016 não vai passar por território nacional, já que os recursos que seriam destinados à realização da prova vão ser canalizados para a reconstrução do norte do país.

REUTERS

Pelo menos 25 pessoas morreram, 150 foram dadas como desaparecidas e cerca de 30 mil foram afetadas pelas inundações e aluimentos de terra que atingiram, em particular, três regiões do norte do Chile, Antofagasta, Atacama e Coquimbo, segundo o mais recente balanço oficial.

A ministra do Desporto chilena, Natalia Riffo, disse que já avisou a entidade organizadora do evento -- a Amaury Sport Organisation (ASO).

O rali, que completou sete etapas no Chile, tem recebido críticas, sobretudo por parte de membros de organizações ecologistas e do Conselho de Monumentos Nacionais pelos danos alegadamente causados pela passagem do evento por território nacional.

A ASO estava à espera da decisão oficial por parte das autoridades chilenas, já que no próximo dia 16 deve comunicar, em Paris, o roteiro oficial do rali.
  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.