sicnot

Perfil

Desporto

Figo lembra que "não haverá votação em bloco" nas eleições da FIFA

O antigo futebolista português Luís Figo, candidato à presidência da FIFA, lembrou hoje que "não haverá votação em bloco" nas eleições do organismo que rege o futebol mundial, numa publicação na sua página oficial no Facebook.

© Action Images / Reuters

"Nas eleições para a presidência da FIFA não haverá votos em bloco e cada federação decidirá o seu voto em consciência. Obrigado pelo apoio aos meus muitos amigos africanos", observou o recordista de internacionalizações por Portugal, com 127 presenças pela equipa lusa.

Figo respondia às declarações proferidas na terça-feira pelo presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), o camaronês Issa Hayatou, manifestando o seu apoio ao suíço Joseph Blatter, atual presidente da FIFA e que lidera o organismo desde 1998.

Hayatou expressou o apoio a Blatter na abertura do 37.º congresso da CAF, que decorre no Cairo, mas Figo, que também está na capital egípcia, disse ter a certeza que o camaronês "não falou em nome dos 54 membros" da confederação africana.

Além de Figo e Blatter, considerado o principal favorito à reeleição para um quinto mandato, concorrem também à presidência da FIFA o príncipe Ali bin Al Hussein, da Jordânia, vice-presidente do organismo, e Michael van Praag, líder da federação holandesa.

As eleições para a presidência do organismo que rege o futebol mundial realizam-se a 29 de maio, no segundo de dois dias de congresso da FIFA, em Zurique, na Suíça.

Lusa
  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.