sicnot

Perfil

Desporto

Portugal mantém sétimo lugar do "ranking" da FIFA

A seleção portuguesa de futebol manteve-se no sétimo lugar do 'ranking' da FIFA, divulgado esta quinta-feira, numa lista que continua a ser liderada pela Alemanha, campeã do mundo, e que volta a contar com a Espanha no 'top-10'.

Na atualização das contas portuguesas contaram no último mês a vitória por 2-1 sobre a Sérvia (na imagem), em jogo de apuramento para o Euro2016, e a derrota por 2-0 com Cabo Verde, num particular.

Na atualização das contas portuguesas contaram no último mês a vitória por 2-1 sobre a Sérvia (na imagem), em jogo de apuramento para o Euro2016, e a derrota por 2-0 com Cabo Verde, num particular.

© Rafael Marchante / Reuters

Na atualização das contas portuguesas contaram no último mês a vitória por 2-1 sobre a Sérvia, em jogo de apuramento para o Euro2016, e a derrota por 2-0 com Cabo Verde, num particular.

Na anterior atualização, a 12 de março, a Espanha tinha sido 'desalojada' do grupo das 10 melhores, o que não sucedida desde 2007, o ano 'plataforma' para os dois títulos europeus (2008 e 2012) e um mundial (2010).

Ainda no grupo dos dez melhores, destaque para a promoção da Bélgica até ao terceiro lugar, que deixou de ser ocupado pela Colômbia, que desceu ao quarto posto.

Tal como a Espanha, também a Suíça voltou a ser membro do 'top-10', ao contrário de França (11.ª) e Itália (13.ª), duas seleções que perderam três lugares.

Cabo Verde, treinada pelo português Rui Águas, subiu uma posição, ocupando agora o 37.º lugar, depois de ter vencido Portugal.

A seleção do Irão, que deixou de ser orientada por Carlos Queiroz, mantém-se no 42.º lugar, quanto o Gabão, treinado pelo português Jorge Costa e anfitrião da Taça das Nações Africanas de 2017, subiu do 55.º para o 54. Lugar.

Moçambique manteve-se como 86.ª seleção mundial, enquanto Angola baixou cinco posições, surgindo no 89.º posto. A Etiópia, treinada pelo português Mariano Barreto, subiu um lugar e ficou à entrada do 'top-100' (101.º).

A Guiné-Bissau subiu três degraus, para 131.ª, e São Tomé e Príncipe 'caiu' 11 posições, para 190.º.

Timor-Leste, que superou a Mongólia na primeira etapa da fase de qualificação asiática ao Mundial2018, ganhou 33 posições e aparece na lista de hoje no 152.º lugar.

A classificação da FIFA vai voltar a ser atualizada a 7 de maio.
Lusa
  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.