sicnot

Perfil

Desporto

Associação Europeia de Atletismo surpreendida com atribuição de Mundiais aos EUA

O presidente da Associação Europeia de Atletismo (AEA), o norueguês Svein Arne Hansen, mostrou-se hoje surpreendido com a atribuição da organização dos Mundiais atletismo de 2021 à cidade norte-americana de Eugene.

O atletismo sofreu em meados de julho um grande abalo, com o anúncio  de controlos positivos aos velocistas Tyson Gay e Asafa Powel e a Veronica  Campbell-Brown(na foto, à esquerda) (Reuters/ Arquivo)

O atletismo sofreu em meados de julho um grande abalo, com o anúncio  de controlos positivos aos velocistas Tyson Gay e Asafa Powel e a Veronica  Campbell-Brown(na foto, à esquerda) (Reuters/ Arquivo)

© Gary Hershorn / Reuters

"Gostaria de felicitar a federação dos Estados Unidos e Vin Lananna, que liderou o projeto de Eugene, mas devo dizer que estou surpreendido pela inexistência de um processo de eleição", disse Hansen, em comunicado.

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) atribui, por escolha direta, à cidade norte-americana de Eugene, no estado de Oregon, a organização dos Mundiais de atletismo de 2021, competição que se realizará pela primeira vez nos Estados Unidos.

"A IAAF sabia que a Gotemburgo era uma séria candidata aos Mundiais de 2021. A federação sueca e a cidade trabalharam muito neste anos para a candidatura, e nem sequer tiveram oportunidade de a apresentar", refere o comunicado de Svein Arne Hansen, que foi eleito no sábado para a presidência da AEA.

O dirigente acrescenta que a escolha de Eugene "não é uma boa notícia para o desenvolvimento do atletismo no continente europeu" e manifesta a esperança de que a competição regresse ao "velho continente" em 2023.

A decisão de entregar a competição sem o habitual processo de candidatura não é inédita, tendo já ocorrido aquando da escolha de Osaka, no Japão, para os Mundiais de 2007.

A maior competição mundial de atletismo, que se realizou pela primeira vez em 1983, em Helsínquia, vai ser disputada este ano em Pequim, na quarta ocasião organizada fora da Europa, depois das competições realizadas no Japão e no Canadá.

Em 2017, os Mundiais vão ser organizados em Londres.

Lusa
  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.