sicnot

Perfil

Desporto

Thomas Tuchel vai suceder a Jurgen Klopp como treinador do Borussia Dortmund

O alemão Thomas Tuchel, antigo treinador do Mainz, vai suceder a Jurgen Klopp no comando técnico do Borussia Dortmund, anunciou este domingo o clube oito vezes campeão da Liga alemã de futebol.

O antigo defesa do Estugarda Kickers e do Ulm iniciou a sua carreira de treinador na formação de Estugarda, Augsburgo e Mainz, tendo assumido, no início da época 2009/10, a equipa principal do Mainz, tendo como maior feito o quinto lugar na Bundesliga na segunda temporada. (Arquivo)

O antigo defesa do Estugarda Kickers e do Ulm iniciou a sua carreira de treinador na formação de Estugarda, Augsburgo e Mainz, tendo assumido, no início da época 2009/10, a equipa principal do Mainz, tendo como maior feito o quinto lugar na Bundesliga na segunda temporada. (Arquivo)

Matthias Schrader / AP

"Thomas Tuchel vai ser o treinador do Borussia Dortmund a partir de 1 de julho de 2015. O técnico de 41 anos assinou um contrato válido por três anos. A chegada ao Borussia Dortmund de Thomas Tuchel vai ocorrer uma semana depois do fim da temporada. Até essa altura, nenhum dos envolvidos vai fazer qualquer comentário", lê-se no sítio oficial do clube na Internet.

O antigo defesa do Estugarda Kickers e do Ulm iniciou a sua carreira de treinador na formação de Estugarda, Augsburgo e Mainz, tendo assumido, no início da época 2009/10, a equipa principal do Mainz, tendo como maior feito o quinto lugar na Bundesliga na segunda temporada.

Na quarta-feira, Jurgen Klopp anunciou que vai abandonar o Borussia Dortmund no final da temporada, apesar de ter contrato até 2018.

O técnico germânico, de 47 anos, pegou na equipa em 2008, numa altura em que o clube passava por uma grave crise financeira, e conquistou dois títulos de campeão (2010/11 e 2011/12) e uma Taça da Alemanha (2011/12), tornando-se no primeiro treinador da história do Borussia a conquistar o campeonato e taça na mesma temporada.

Em 2013, Klopp apurou o Dortmund para a final da Liga dos Campeões, tendo na altura perdido para o Bayern Munique, no Estádio de Wembley, em Londres.

O antigo avançado, que fez grande parte sua carreira no Mainz, clube em que depois iniciou a carreira de treinador, abandona Dortmund também com duas Supertaças germânicas no currículo (2013 e 2014), dois segundos lugares na Bundesliga (2012/13 e 2013/14) e uma final da Taça da Alemanha em que saiu derrotado (2013/14).

Esta temporada, o Borussia Dortmund está a fazer um percurso bastante irregular, tendo já mesmo ocupado o último lugar da Bundesliga. Atualmente, segue na oitava posição da prova, a cinco pontos dos lugares de acesso às competições europeias.
  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.