sicnot

Perfil

Desporto

Três portugueses com qualificação em aberto nos Mundiais de ténis de mesa

Diogo Chen, Rita Fins e Leila Oliveira estão em boa posição para atingir a fase principal dos campeonatos do mundo de ténis de mesa, ao vencerem hoje os seus jogos de qualificação no arranque da competição, em Suzhou, na China.

© Yuya Shino / Reuters

Depois de bater o sudanês Osama Mohed, por 4-0 (11-4, 11-2, 11-3 e 11-2), Diogo Chen vai disputar o apuramento na segunda-feira com o uzbeque Elmurod Holikov, que também derrotou o jogador africano por 4-0.

Rita Fins, que venceu a letã Laura Voldina, por 4-0 (11-1, 11-4, 11-3 e 11-5), e a sudanesa Habab Hussein, pelo mesmo resultado (11-1, 11-1, 11-1 e 11-2), divide a liderança do grupo de qualificação com Herng Hwee Yee, de Singapura, com a qual discute o apuramento na segunda-feira.

Após um triunfo sobre a argentina Camila Arguelles, por falta de comparência (4-0), Leila Oliveira esteve a perder por 3-0 com a neozelandesa Annie Yang, mas deu volta ao encontro e ganhou por 4-3 (10-12, 8-11, 8-11, 11-9, 11-4, 11-5 e 11-7). Na segunda-feira, um triunfo sobre a sudanesa Hayaa Hussein, terceira classificada do grupo, garante-lhe a qualificação.

Mais complicada é a situação de Cátia Martins, que venceu a turca Simay Kulakceken, por 4-2 (11-4, 11-3, 11-9, 9-11, 10-12 e 11-7), mas foi depois derrotada pela norte-americana Angela Guan, por 4-0 (3-11, 5-11, 13-15 e 6-11). A sua única hipótese de apuramento é a conjugação de um triunfo sobre a uzbeque Olga Kim e uma falta de comparência de Angela Guan.

Em pares femininos, Cátia Martins e Leila Oliveira derrotaram as galesas Charlotte Arey e Chloe Thomas, por 3-0 (12-10, 14-12 e 11-9), vão defrontar na segunda ronda de qualificação a dupla letã composta por Viktorija Majorova e Laura Voldina.

Rita Fins, fazendo dupla com a bielorrussa Daria Trigolos, bateu as mongóis Doljinzuu Batbayar e Delgermaa Mergen, por 3-0 (11-5, 11-3 e 11-6), aguardando agora pelo confronto com o par composto pela indiana Manika Batra e a australiana Jian Fang Lay, também na segunda-feira.

Com entrada direta no quadro principal, Marcos Freitas, atualmente oitavo jogador do mundo, Tiago Apolónia (17.º cabeça de série) e João Monteiro (28.º) começam a competir somente na terça-feira.


Lusa
  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.