sicnot

Perfil

Desporto

Três portugueses com qualificação em aberto nos Mundiais de ténis de mesa

Diogo Chen, Rita Fins e Leila Oliveira estão em boa posição para atingir a fase principal dos campeonatos do mundo de ténis de mesa, ao vencerem hoje os seus jogos de qualificação no arranque da competição, em Suzhou, na China.

© Yuya Shino / Reuters

Depois de bater o sudanês Osama Mohed, por 4-0 (11-4, 11-2, 11-3 e 11-2), Diogo Chen vai disputar o apuramento na segunda-feira com o uzbeque Elmurod Holikov, que também derrotou o jogador africano por 4-0.

Rita Fins, que venceu a letã Laura Voldina, por 4-0 (11-1, 11-4, 11-3 e 11-5), e a sudanesa Habab Hussein, pelo mesmo resultado (11-1, 11-1, 11-1 e 11-2), divide a liderança do grupo de qualificação com Herng Hwee Yee, de Singapura, com a qual discute o apuramento na segunda-feira.

Após um triunfo sobre a argentina Camila Arguelles, por falta de comparência (4-0), Leila Oliveira esteve a perder por 3-0 com a neozelandesa Annie Yang, mas deu volta ao encontro e ganhou por 4-3 (10-12, 8-11, 8-11, 11-9, 11-4, 11-5 e 11-7). Na segunda-feira, um triunfo sobre a sudanesa Hayaa Hussein, terceira classificada do grupo, garante-lhe a qualificação.

Mais complicada é a situação de Cátia Martins, que venceu a turca Simay Kulakceken, por 4-2 (11-4, 11-3, 11-9, 9-11, 10-12 e 11-7), mas foi depois derrotada pela norte-americana Angela Guan, por 4-0 (3-11, 5-11, 13-15 e 6-11). A sua única hipótese de apuramento é a conjugação de um triunfo sobre a uzbeque Olga Kim e uma falta de comparência de Angela Guan.

Em pares femininos, Cátia Martins e Leila Oliveira derrotaram as galesas Charlotte Arey e Chloe Thomas, por 3-0 (12-10, 14-12 e 11-9), vão defrontar na segunda ronda de qualificação a dupla letã composta por Viktorija Majorova e Laura Voldina.

Rita Fins, fazendo dupla com a bielorrussa Daria Trigolos, bateu as mongóis Doljinzuu Batbayar e Delgermaa Mergen, por 3-0 (11-5, 11-3 e 11-6), aguardando agora pelo confronto com o par composto pela indiana Manika Batra e a australiana Jian Fang Lay, também na segunda-feira.

Com entrada direta no quadro principal, Marcos Freitas, atualmente oitavo jogador do mundo, Tiago Apolónia (17.º cabeça de série) e João Monteiro (28.º) começam a competir somente na terça-feira.


Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.