sicnot

Perfil

Desporto

Guardiola avisa Barcelona que regressa a casa para apurar o Bayern Munique

O treinador Pep Guardiola avisou hoje que não volta a Barcelona para ser homenageado, mas para fazer o seu trabalho, tentando qualificar o Bayern Munique para a final da Liga dos Campeões de futebol.

© Reuters Staff / Reuters

"Não estou aqui para receber uma homenagem. Venho fazer o meu trabalho: apurar o Bayern para a final da Liga dos Campeões", sintetizou o técnico que levou o conjunto catalão a dois títulos de campeão da Europa e do Mundo, duas supertaças europeias e três campeonatos de Espanha. 

Guardiola acredita que será "bem recebido, como sempre" que voltou a Camp Nou, que vê como a sua casa, mas também está ciente de que "quando a bola começar a rolar", na quarta-feira, será tratado "como qualquer treinador rival".

"É inevitável e têm de entender. Não é um jogo normal para mim. Mas isso não me desviou nem um minuto quanto ao que tenho de fazer para o preparar", vincou o técnico, em conferência de imprensa de antevisão do encontro da primeira mão.

Na sua opinião, a forma de o preparar é continuar a privilegiar a posse de bola, embora reconheça que quarta-feira será mais complicado manter o estilo.

Ainda assim, esse será o caminho, caso contrário, entende que isso não seria bom para a sua credibilidade, face à mensagem que tem passado nos últimos anos. 

Sabendo que não pode contar com Robben nem Ribery, lesionados, enquanto o ponta de lança Lewandowski ainda está em dúvida, Guardiola assume a 'dor de cabeça' provocada pelo valor de Messi: "não se pode parar, não há sistema defensivo ou treinador [que o consiga], é demasiado bom", afirmou o catalão sobre o argentino.

O treinador do Barcelona, Luis Enrique, desvalorizou as baixas no adversário, considerando que o conjunto bávaro não se ressente muito com a sua ausência.

"O Bayern é uma equipa suficientemente forte para sentir as baixas. Tiveram esse problema durante muitos meses, mas o seu perigo é o mesmo", justificou, assumindo "muito respeito" pelo rival.

Luis Enrique nega qualquer motivação extra no seu grupo de trabalho por ir defrontar o seu antigo treinador, de quem espera "surpresas que podem complicar a vida" ao Barcelona.

"Vamos defrontar uma das melhores equipas da Europa e que tem um estilo diferente desde que chegou o Pep Guardiola. Tentaremos jogar da mesma forma, tanto em casa como fora. Faremos o mesmo que toda a época. Estes jogos decidem-se nos detalhes", frisou.

Quarta-feira, o Barcelona disputa o primeiro de sete jogos que podem permitir-lhe o 'triplete' (Liga dos Campeões, campeonato e Taça do Rei), que pode decidir o sucesso da época.










Lusa
  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.