sicnot

Perfil

Desporto

Sevilha prossegue defesa do troféu na Liga Europa

O Sevilha prossegue a defesa do título na Liga Europa de futebol, ao defrontar na quinta-feira a Fiorentina, na primeira mão das meias-finais, em que Nápoles e o sensacional Dnipro também perseguem um lugar no jogo decisivo.

A equipa na qual alinham os portugueses Beto (na foto), Diogo Figueiras e Daniel Carriço procura reeditar a caminhada da época passada (Reuters/ Arquivo)

A equipa na qual alinham os portugueses Beto (na foto), Diogo Figueiras e Daniel Carriço procura reeditar a caminhada da época passada (Reuters/ Arquivo)

© Stefano Rellandini / Reuters

A equipa na qual alinham os portugueses Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço procura reeditar a caminhada da época passada, na qual conquistou o troféu na final frente ao Benfica, no desempate por grandes penalidades (4-2), após um 'nulo' no fim do prolongamento.

O guarda-redes internacional português teve um papel fulcral, ao defender as grandes penalidades marcadas pelos benfiquistas Cardozo e Rodrigo, e Daniel Carriço também foi totalista naquele jogo, um dos 45 na Liga Europa, que fazem do defesa o jogador com mais jogos disputados na prova.

Depois de ter afastado nos 'quartos' o Zenit de São Petersburgo, treinado pelo português André Villas-Boas e no qual alinham ainda os lusos Danny e Beto, o Sevilha terá pela frente uma Fiorentina que, tal como a equipa espanhola, perdeu apenas um dos 12 jogos que realizou, tendo eliminado a Roma, entre outros, nos oitavos de final.

Na outra meia-final, o Nápoles, vencedor na ronda anterior do embate com o Wolfsburgo, 'carrasco' do Sporting nos 16 avos de final, vai defrontar o Dnipro, que naquela fase afastou o Olympiacos, treinado pelo português Vítor Pereira e recém-sagrado campeão grego.

O clube ucraniano, no qual alinha o avançado português Bruno Gama, assume-se como a grande surpresa da edição desta época, mas não terá vida fácil para atingir a sua primeira final europeia, frente a uma equipa que já venceu a prova em 1989, ainda sob a designação de Taça UEFA.

O Sevilha já ergueu o troféu por três vezes, em 2006, 2007 e 2014, assumindo-se com um dos recordistas, em igualdade com Juventus, Inter de Milão e Liverpool, enquanto a Fiorentina, cujo apuramento pode valer uma final 100% italiana, caso o Nápoles também se apure, ainda está em 'branco'.

Depois de o Nacional ter caído perante os bielorrussos do Dínamo Minsk nos 'play-offs', a participação portuguesa ficou reduzida ao Rio Ave e ao Estoril-Praia, ambos eliminados na fase de grupos, e ao Sporting, que transitou da Liga dos Campeões para ser afastado pelo Wolfsburgo.


Lusa
  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".