sicnot

Perfil

Desporto

Cavaco Silva, Assunção Esteves e António Simões discursam na trasladação de Eusébio

O Presidente da República, a presidente da Assembleia da República (AR), Assunção Esteves, e o antigo jogador do Benfica e da seleção nacional António Simões vão discursar na cerimónia de trasladação de Eusébio para o Panteão Nacional.

e acordo com o Atlético Madrid, Cerezo deu conta da sua intenção ao  presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que lhe agradeceu esta atenção. (Reuters)

e acordo com o Atlético Madrid, Cerezo deu conta da sua intenção ao  presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que lhe agradeceu esta atenção. (Reuters)

© Stefan Wermuth / Reuters

Uma nota do gabinete de Assunção Esteves refere que "a cerimónia no Panteão Nacional está prevista para as 19:00 [de 3 de julho], durante a qual usarão da palavra o Presidente da República [Aníbal Cavaco Silva], a presidente da Assembleia da República e António Simões, que fará o elogio de Eusébio".

A trasladação dos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional está marcada para dia 3 de julho, como anunciou a presidente da AR na última quarta-feira.

O protocolo inicia-se pelas 15:00, no cemitério do Lumiar, em Lisboa, onde decorrerá uma cerimónia restrita para a família, à qual se segue uma missa no Seminário da Luz, celebrada pelo padre Delmar.

Após a missa, será formado um cortejo, cujo trajeto passa pelo Estádio da Luz, pela Federação Portuguesa de Futebol e pelo parlamento, terminando no Panteão Nacional.

Depois dos discursos do chefe de Estado, de Assunção Esteves e do antigo colega de Eusébio no Benfica e na seleção nacional de futebol, está prevista a interpretação do hino nacional por Dulce Pontes e um momento musical por Rui Veloso. Durante toda a cerimónia serão exibidas imagens do antigo jogador de futebol.

Nas cerimónias da trasladação do atleta conhecido como "Pantera Negra" para o Panteão Nacional inclui-se ainda a exposição "Portugal Eusébio", que será inaugurada a 25 de junho no átrio principal da AR, a exibição do documentário "Eusébio - a história de uma lenda" na escadaria principal do Palácio de São Bento na noite de 2 de julho e o lançamento do envelope do Dia da Trasladação e dos selos de Eusébio, por parte dos CTT, a 3 de julho.

O programa da cerimónia foi acordado com a família do jogador, representantes da Federação Portuguesa de Futebol, do Sport Lisboa e Benfica, da Câmara Municipal de Lisboa, bem como do protocolo de Estado e do Panteão Nacional.

Eusébio da Silva Ferreira, para muitos o melhor futebolista português de sempre, morreu na madrugada de 5 de janeiro de 2014, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

Também carinhosamente tratado por 'King', ganhou em 1965 a Bola de Ouro, que então distinguia o melhor futebolista europeu a jogar na Europa, e conquistou duas vezes a Bota de Ouro (1967/68 e 1972/73), prémio para o melhor marcador dos campeonatos nacionais europeus.

No Mundial de 1966, disputado em Inglaterra, foi um dos mais destacados jogadores da competição e o melhor marcador, contribuindo com nove golos para o terceiro lugar de Portugal.

O projeto de resolução para conceder honras de Panteão a Eusébio da Silva Ferreira foi aprovado a 20 de fevereiro, no parlamento, por todos os grupos parlamentares.

A poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen foi a última personalidade portuguesa a merecer honras de Panteão Nacional por proposta de PSD e PS que obteve unanimidade em fevereiro de 2014, tendo a cerimónia decorrido igualmente em julho, também pelas 19 horas.

Lusa
  • Habitantes de Almeida barricaram-se durante seis horas em agência da CGD
    2:31

    País

    Perto de 100 pessoas estiveram esta quarta-feira barricadas na agência da Caixa Geral de Depósitos em Almeida, distrito da Guarda. O protesto contra o encerramento da agência só terminou quase seis horas depois, com a garantia que os autarcas serão recebidos na próxima terça-feira pela Administração do banco público. 

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Trump volta a apelar ao fim do programa nuclear de Pyongyang
    1:43

    Mundo

    Donald Trump voltou a apelar à Coreia do Norte para que abandone o programa nuclear e opte pela via do diálogo. O Presidente dos Estados Unidos chamou à Casa Branca, para uma reunião extraordinária, todos os senadores norte-americanos para serem informados sobre a atual crise com a Coreia do Norte.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Papa apelou à revolução da ternura
    0:52
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • Diário de John F. Kennedy vendido por 660 mil euros

    Mundo

    Um diário escrito por John F. Kennedy quando jovem, durante uma curta passagem pelo jornalismo, depois da II Guerra Mundial, foi vendido por mais de 700 mil dólares (642 mil euros), informou esta quarta-feira uma casa de leilões.