sicnot

Perfil

Desporto

Cavaco Silva, Assunção Esteves e António Simões discursam na trasladação de Eusébio

O Presidente da República, a presidente da Assembleia da República (AR), Assunção Esteves, e o antigo jogador do Benfica e da seleção nacional António Simões vão discursar na cerimónia de trasladação de Eusébio para o Panteão Nacional.

e acordo com o Atlético Madrid, Cerezo deu conta da sua intenção ao  presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que lhe agradeceu esta atenção. (Reuters)

e acordo com o Atlético Madrid, Cerezo deu conta da sua intenção ao  presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que lhe agradeceu esta atenção. (Reuters)

© Stefan Wermuth / Reuters

Uma nota do gabinete de Assunção Esteves refere que "a cerimónia no Panteão Nacional está prevista para as 19:00 [de 3 de julho], durante a qual usarão da palavra o Presidente da República [Aníbal Cavaco Silva], a presidente da Assembleia da República e António Simões, que fará o elogio de Eusébio".

A trasladação dos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional está marcada para dia 3 de julho, como anunciou a presidente da AR na última quarta-feira.

O protocolo inicia-se pelas 15:00, no cemitério do Lumiar, em Lisboa, onde decorrerá uma cerimónia restrita para a família, à qual se segue uma missa no Seminário da Luz, celebrada pelo padre Delmar.

Após a missa, será formado um cortejo, cujo trajeto passa pelo Estádio da Luz, pela Federação Portuguesa de Futebol e pelo parlamento, terminando no Panteão Nacional.

Depois dos discursos do chefe de Estado, de Assunção Esteves e do antigo colega de Eusébio no Benfica e na seleção nacional de futebol, está prevista a interpretação do hino nacional por Dulce Pontes e um momento musical por Rui Veloso. Durante toda a cerimónia serão exibidas imagens do antigo jogador de futebol.

Nas cerimónias da trasladação do atleta conhecido como "Pantera Negra" para o Panteão Nacional inclui-se ainda a exposição "Portugal Eusébio", que será inaugurada a 25 de junho no átrio principal da AR, a exibição do documentário "Eusébio - a história de uma lenda" na escadaria principal do Palácio de São Bento na noite de 2 de julho e o lançamento do envelope do Dia da Trasladação e dos selos de Eusébio, por parte dos CTT, a 3 de julho.

O programa da cerimónia foi acordado com a família do jogador, representantes da Federação Portuguesa de Futebol, do Sport Lisboa e Benfica, da Câmara Municipal de Lisboa, bem como do protocolo de Estado e do Panteão Nacional.

Eusébio da Silva Ferreira, para muitos o melhor futebolista português de sempre, morreu na madrugada de 5 de janeiro de 2014, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

Também carinhosamente tratado por 'King', ganhou em 1965 a Bola de Ouro, que então distinguia o melhor futebolista europeu a jogar na Europa, e conquistou duas vezes a Bota de Ouro (1967/68 e 1972/73), prémio para o melhor marcador dos campeonatos nacionais europeus.

No Mundial de 1966, disputado em Inglaterra, foi um dos mais destacados jogadores da competição e o melhor marcador, contribuindo com nove golos para o terceiro lugar de Portugal.

O projeto de resolução para conceder honras de Panteão a Eusébio da Silva Ferreira foi aprovado a 20 de fevereiro, no parlamento, por todos os grupos parlamentares.

A poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen foi a última personalidade portuguesa a merecer honras de Panteão Nacional por proposta de PSD e PS que obteve unanimidade em fevereiro de 2014, tendo a cerimónia decorrido igualmente em julho, também pelas 19 horas.

Lusa
  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC