Cavaco Silva, Assunção Esteves e António Simões discursam na trasladação de Eusébio
08.05.2015 23h47
O Presidente da República, a presidente da Assembleia da República (AR), Assunção Esteves, e o antigo jogador do Benfica e da seleção nacional António Simões vão discursar na cerimónia de trasladação de Eusébio para o Panteão Nacional.

e acordo com o Atlético Madrid, Cerezo deu conta da sua intenção ao presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que lhe agradeceu esta atenção. (Reuters)
© Stefan Wermuth / Reuters
Uma nota do gabinete de Assunção Esteves refere que "a cerimónia no Panteão Nacional está prevista para as 19:00 [de 3 de julho], durante a qual usarão da palavra o Presidente da República [Aníbal Cavaco Silva], a presidente da Assembleia da República e António Simões, que fará o elogio de Eusébio".
A trasladação dos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional está marcada para dia 3 de julho, como anunciou a presidente da AR na última quarta-feira.
O protocolo inicia-se pelas 15:00, no cemitério do Lumiar, em Lisboa, onde decorrerá uma cerimónia restrita para a família, à qual se segue uma missa no Seminário da Luz, celebrada pelo padre Delmar.
Após a missa, será formado um cortejo, cujo trajeto passa pelo Estádio da Luz, pela Federação Portuguesa de Futebol e pelo parlamento, terminando no Panteão Nacional.
Depois dos discursos do chefe de Estado, de Assunção Esteves e do antigo colega de Eusébio no Benfica e na seleção nacional de futebol, está prevista a interpretação do hino nacional por Dulce Pontes e um momento musical por Rui Veloso. Durante toda a cerimónia serão exibidas imagens do antigo jogador de futebol.
Nas cerimónias da trasladação do atleta conhecido como "Pantera Negra" para o Panteão Nacional inclui-se ainda a exposição "Portugal Eusébio", que será inaugurada a 25 de junho no átrio principal da AR, a exibição do documentário "Eusébio - a história de uma lenda" na escadaria principal do Palácio de São Bento na noite de 2 de julho e o lançamento do envelope do Dia da Trasladação e dos selos de Eusébio, por parte dos CTT, a 3 de julho.
O programa da cerimónia foi acordado com a família do jogador, representantes da Federação Portuguesa de Futebol, do Sport Lisboa e Benfica, da Câmara Municipal de Lisboa, bem como do protocolo de Estado e do Panteão Nacional.
Eusébio da Silva Ferreira, para muitos o melhor futebolista português de sempre, morreu na madrugada de 5 de janeiro de 2014, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.
Também carinhosamente tratado por 'King', ganhou em 1965 a Bola de Ouro, que então distinguia o melhor futebolista europeu a jogar na Europa, e conquistou duas vezes a Bota de Ouro (1967/68 e 1972/73), prémio para o melhor marcador dos campeonatos nacionais europeus.
No Mundial de 1966, disputado em Inglaterra, foi um dos mais destacados jogadores da competição e o melhor marcador, contribuindo com nove golos para o terceiro lugar de Portugal.
O projeto de resolução para conceder honras de Panteão a Eusébio da Silva Ferreira foi aprovado a 20 de fevereiro, no parlamento, por todos os grupos parlamentares.
A poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen foi a última personalidade portuguesa a merecer honras de Panteão Nacional por proposta de PSD e PS que obteve unanimidade em fevereiro de 2014, tendo a cerimónia decorrido igualmente em julho, também pelas 19 horas.
Lusa
Relacionados
- 0:27
Marques Mendes anuncia data da trasladação de Eusébio para o Panteão
Luís Marques Mendes revelou este sábado a data para a trasladação dos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional. O ato irá decorrer a 3 de julho.
- 1:14
Trasladação de Eusébio para Panteão dia 3 julho
Os restos mortais de Eusébio vão ser trasladados para o Panteão Nacional no dia 3 de julho. O futebolista morreu a 5 de janeiro de 2014 aos 71 anos vítima de paragem respiratória.
-
Trasladação de Eusébio para Panteão mantém-se a 3 de julho pelas 19 horas
A cerimónia de trasladação do futebolista português Eusébio vai realizar-se a 03 de julho, pelas 19 horas, como previsto, confirmou hoje a Presidente da Assembleia da República, em conferência de líderes.
Na Homepage
- 0:35
Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
A Polícia Marítima confirmou à SIC que já estão a ser efetuados os primeiros mergulhos à superfície com uma equipa de mergulhadores espanhóis, que foram os primeiros a chegar a local. Durante a tarde desde domingo deve chegar ao local a equipa de mergulhadores forenses de Lisboa para ajudaram nas operações de busca ao pescador que desapareceu ontem à noite de em Alvaredo, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.
22.04.2018 às 13h10
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
-
Jornalista entre mais 20 mortos nos piores protestos da década na Nicarágua
22.04.2018 às 10h30
-
- 2:00
- 1:25
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.