sicnot

Perfil

Desporto

Alemanha estreia tecnologia de linha de baliza na final da Taça

A tecnologia sobre a linha de baliza será utilizada pela primeira vez na Alemanha na final da Taça entre o Wolfsburgo e o Borussia Dortmund, a 30 de maio, em Berlim, revelou esta segunda-feira a Federação Alemã de futebol (DFB).

O uso da tecnologia na linha do golo foi adotado pelos clubes da 'Bundesliga' no início de dezembro, recebendo a concordância de mais de dois terços dos 18 clubes de elite (15 contra três), e a escolha recaiu no sistema 'Olho de falcão' usado há vários anos no circuito mundial de ténis, mas também no campeonato inglês. (Arquivo)

O uso da tecnologia na linha do golo foi adotado pelos clubes da 'Bundesliga' no início de dezembro, recebendo a concordância de mais de dois terços dos 18 clubes de elite (15 contra três), e a escolha recaiu no sistema 'Olho de falcão' usado há vários anos no circuito mundial de ténis, mas também no campeonato inglês. (Arquivo)

© Sergio Moraes / Reuters

"Será um jogo histórico por isso", disse Helmut Sandrock, secretário-geral da DFB, confirmando as afirmações de vários dirigentes de clubes alemães no sentido de aquela tecnologia ser estreada na final da Taça. 

A final da Taça de Alemanha de 2014, entre o Bayern Munique e o Borussia Dortmund, que terminou com a vitória do primeiro por 2-0, provocou grande polémica, visto que uma bola cabeceada Mats Hummels foi desviada por Dante, aparentemente depois de ter ultrapassado a linha de golo.

O árbitro entendeu que não, mas a controvérsia instalou-se, razão pela qual Sandrock considera que tal situação "não se podia repetir em nome da verdade desportiva".

A tecnologia de linha de baliza deve ser usada também na Supertaça da Alemanha, prevista para o início de agosto, antes de ser implementada na Liga alemã na próxima temporada.

O uso da tecnologia na linha do golo foi adotado pelos clubes da 'Bundesliga' no início de dezembro, recebendo a concordância de mais de dois terços dos 18 clubes de elite (15 contra três), e a escolha recaiu no sistema 'Olho de falcão' usado há vários anos no circuito mundial de ténis, mas também no campeonato inglês.
Lusa
  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.