sicnot

Perfil

Desporto

Paulo Sousa conduz Basileia ao sexto título consecutivo de campeão da Suíça

 O Basileia, treinado pelo português Paulo Sousa, sagrou-se hoje campeão suíço de futebol, naquele que é o segundo título do técnico luso em duas épocas, depois ter conseguido o mesmo feito em Israel ao serviço do Maccabi Telavive.

© Arnd Wiegmann / Reuters

A jogar em casa, o Basileia cumpriu os 'serviços mínimos' e manteve até ao final um 'nulo' (0-0) com o Young Boys, que serviu perfeitamente a ambição do clube em chegar ao sexto campeonato consecutivo (2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015).

Ao técnico bastava que o seu Basileia empatasse hoje, quando ainda faltam disputar mais três jornadas, visto que defrontava o rival e segundo classificado Young Boys, que assim fica a 11 pontos, quando apenas estão nove pontos em discussão.

O Basileia torna-se ainda o segundo clube com mais títulos de campeão na Suíça, com 18, ainda longe de Grasshopper, com 27, e que levantou o troféu pela última vez em 2003. Em terceiro surge o Servette, com 17.

Paulo Sousa enquanto técnico passou pelos escalões de formação da seleção, por Inglaterra (Swansea, Leicester e Queens Park Rangers), Hungria (Videoton), Israel (Maccabi Telavive) e agora Suíça (Basileia).

Este é o quarto troféu importante da sua carreira como treinador, iniciada em 2005, depois do campeonato israelita e da supertaça e Taça da Liga da Hungria.

Paulo Sousa, antigo futebolista de Benfica e Sporting, de 44 anos, brilhou enquanto jogador ao serviço da Juventus e Borussia Dortmund, e como treinador conseguiu a conquista duas ligas diferentes em dois anos consecutivos.







Lusa
  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Será este o "momento mais Ronaldo" de sempre?

    Desporto

    Cristiano Ronaldo é protagonista de mais um momento que corre nas redes sociais. Depois de marcar o sexto golo do Real Madrid frente ao Desportivo da Corunha, o jogador português ficou ferido no rosto e foi obrigado a abandonar o campo. Mas antes, mesmo com a cara ensanguentada, pediu um telemóvel com "espelho" para ver a extensão do corte. Há quem brinque com a situação, dizendo que Ronaldo levou a sua obsessão com a sua imagem a um novo nível, mas há também quem desvalorize a situação.

    SIC

  • Democratas aceitam compromisso para acabar com shutdown nos EUA

    Mundo

    Os senadores democratas aceitaram esta segunda-feira um acordo orçamental provisório que vai permitir acabar com a paralisação parcial do Governo federal dos Estados Unidos, situação conhecida como shutdown, anunciou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC