sicnot

Perfil

Desporto

Paulo Sousa conduz Basileia ao sexto título consecutivo de campeão da Suíça

 O Basileia, treinado pelo português Paulo Sousa, sagrou-se hoje campeão suíço de futebol, naquele que é o segundo título do técnico luso em duas épocas, depois ter conseguido o mesmo feito em Israel ao serviço do Maccabi Telavive.

© Arnd Wiegmann / Reuters

A jogar em casa, o Basileia cumpriu os 'serviços mínimos' e manteve até ao final um 'nulo' (0-0) com o Young Boys, que serviu perfeitamente a ambição do clube em chegar ao sexto campeonato consecutivo (2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015).

Ao técnico bastava que o seu Basileia empatasse hoje, quando ainda faltam disputar mais três jornadas, visto que defrontava o rival e segundo classificado Young Boys, que assim fica a 11 pontos, quando apenas estão nove pontos em discussão.

O Basileia torna-se ainda o segundo clube com mais títulos de campeão na Suíça, com 18, ainda longe de Grasshopper, com 27, e que levantou o troféu pela última vez em 2003. Em terceiro surge o Servette, com 17.

Paulo Sousa enquanto técnico passou pelos escalões de formação da seleção, por Inglaterra (Swansea, Leicester e Queens Park Rangers), Hungria (Videoton), Israel (Maccabi Telavive) e agora Suíça (Basileia).

Este é o quarto troféu importante da sua carreira como treinador, iniciada em 2005, depois do campeonato israelita e da supertaça e Taça da Liga da Hungria.

Paulo Sousa, antigo futebolista de Benfica e Sporting, de 44 anos, brilhou enquanto jogador ao serviço da Juventus e Borussia Dortmund, e como treinador conseguiu a conquista duas ligas diferentes em dois anos consecutivos.







Lusa
  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Obama encurta pena de delatora do Wikileaks
    1:45
  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.