sicnot

Perfil

Desporto

Benfica será cabeça de série da Liga dos Campeões 2015/16

O Benfica será um dos oito cabeças de série no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2015/16 em futebol, juntamente com Barcelona, Chelsea, Bayern, Juventus, Paris Saint-Germain, Zenit e PSV, informou esta segunda-feira a UEFA.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Pierre Albouy / Reuters

Estas oito equipas farão parte do primeiro pote do sorteio da Liga dos Campeões, que decorrerá no Mónaco no dia 28 de agosto, na sequência das alterações introduzidas na definição dos cabeças de série por proposta feita em 2014 pelo Comité de Competições da UEFA, posteriormente aprovado pelo Comité Executivo. 

A alteração, já incluída nos regulamentos do torneio para a temporada 2015/16, considera como cabeças de série os sete campeões nacionais das Ligas das sete federações com melhor coeficiente do futebol europeu: Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Rússia. 

O oitavo cabeça de série seria o detentor do troféu, mas, uma vez que tanto o Barcelona como a Juventus, os dois finalistas da atual edição, venceram a Liga espanhola e italiana, respetivamente, a UEFA irá incluir no pote 1 o PSV Eindhoven, campeão holandês, que faz parte da oitava federação do ranking da UEFA.

Até aqui a repartição das equipas pelos potes era feita em função dos coeficientes de cada equipa, baseados nos resultados de cada clube nas últimas cinco épocas quer na Liga dos Campeões quer na Liga Europa.
  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • CDS avança com moção de censura ao Governo

    País

    A líder do CDS anunciou hoje que o partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo, na sequência dos incêndios que fizeram 37 mortos desde domingo, quatro meses depois da tragédia de Pedrógão Grande.

    Em atualização

  • O mapa das vítimas dos incêndios
    1:19

    País

    Aumentou para 37 o número de mortes na sequência dos fogos que assolaram a zona Centro do país desde o fim de semana. Feridos são pelo menos 71. Atualizamos aqui o mapa, segundo o último balanço da Proteção Civil.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06
  • Há uma semana que as florestas ardem na Califórnia
    1:34