sicnot

Perfil

Desporto

Israel disponível para "jogo pela paz" com a Palestina

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmou esta terça-feira que o primeiro-ministro israelita manifestou o seu apoio à realização de um "jogo pela paz" entre as equipas nacionais de Israel e da Palestina.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, abraça o presidente da Federação israelita de futebol, Ofer Eini.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, abraça o presidente da Federação israelita de futebol, Ofer Eini.

© Ammar Awad / Reuters

"Um dos assuntos de que falei com o primeiro-ministro [Benjamin] Netanyahu e uma ideia que mereceu o seu apoio (...) foi a organização num futuro próximo de uma partida entre as equipas nacionais de Israel e da Palestina", disse, em conferência de imprensa após o encontro com o chefe do governo de Israel.

Blatter referiu ainda que esse encontro poderia ser organizado em Zurique, na Suíça, sede da FIFA.

Antes do encontro, Netanyahu afirmou-se disponível para adotar "um certo número de medidas" para ajudar o futebol palestiniano, apesar de criticar a "politização" do futebol, em consequência da tentativa dos palestinianos de excluírem Israel da FIFA.

Na quarta-feira, o presidente da FIFA tem um encontro previsto com o presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

A 10 de maio, os presidentes das federações de futebol de Israel e a da Palestina reuniram-se em Zurique, na Suíça, com o líder da FIFA.

Após algumas reuniões individuais com responsáveis da FIFA, o israelita Ofer Eini e o palestino Jibril Rajoub juntaram-se nessa data num encontro presidido por Blatter e no qual estiveram outros representantes dos três organismos.

Um dos principais temas em discussão foi o pedido da federação palestina para a FIFA suspender a sua congénere israelita, por considerar que esta compactua com uma posição inalterável de opressão e discriminação para com os desportos palestinianos em geral e para com o futebol em particular.

De acordo com a FIFA, as duas federações aceitaram continuar o diálogo, com Blatter a prometer visitar os dois países e reunir-se com os governos locais antes do Congresso da FIFA, marcado para o final de maio.
Lusa
  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.