sicnot

Perfil

Desporto

Israel disponível para "jogo pela paz" com a Palestina

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmou esta terça-feira que o primeiro-ministro israelita manifestou o seu apoio à realização de um "jogo pela paz" entre as equipas nacionais de Israel e da Palestina.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, abraça o presidente da Federação israelita de futebol, Ofer Eini.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, abraça o presidente da Federação israelita de futebol, Ofer Eini.

© Ammar Awad / Reuters

"Um dos assuntos de que falei com o primeiro-ministro [Benjamin] Netanyahu e uma ideia que mereceu o seu apoio (...) foi a organização num futuro próximo de uma partida entre as equipas nacionais de Israel e da Palestina", disse, em conferência de imprensa após o encontro com o chefe do governo de Israel.

Blatter referiu ainda que esse encontro poderia ser organizado em Zurique, na Suíça, sede da FIFA.

Antes do encontro, Netanyahu afirmou-se disponível para adotar "um certo número de medidas" para ajudar o futebol palestiniano, apesar de criticar a "politização" do futebol, em consequência da tentativa dos palestinianos de excluírem Israel da FIFA.

Na quarta-feira, o presidente da FIFA tem um encontro previsto com o presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

A 10 de maio, os presidentes das federações de futebol de Israel e a da Palestina reuniram-se em Zurique, na Suíça, com o líder da FIFA.

Após algumas reuniões individuais com responsáveis da FIFA, o israelita Ofer Eini e o palestino Jibril Rajoub juntaram-se nessa data num encontro presidido por Blatter e no qual estiveram outros representantes dos três organismos.

Um dos principais temas em discussão foi o pedido da federação palestina para a FIFA suspender a sua congénere israelita, por considerar que esta compactua com uma posição inalterável de opressão e discriminação para com os desportos palestinianos em geral e para com o futebol em particular.

De acordo com a FIFA, as duas federações aceitaram continuar o diálogo, com Blatter a prometer visitar os dois países e reunir-se com os governos locais antes do Congresso da FIFA, marcado para o final de maio.
Lusa
  • "Tudo o que o Benfica está a fazer é uma forma de coação"
    1:59
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    As queixas do Benfica contra a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga foram tema de debate no Play-Off da SIC Notícias. Rodolfo Reis, Manuel Fernandes e Rui Santos acreditam que a posição está relacionada com o clássico Benfica-Porto do próximo sábado. Já João Alves considera que estes comunicados podem prejudicar o Benfica.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41
  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.