sicnot

Perfil

Desporto

Benfica à procura da "dobradinha" na Taça de Portugal de hóquei em patins

O campeão nacional Benfica disputa no sábado com o Hóquei de Barcelos a presença na final da Taça de Portugal de hóquei em patins, sob a mira da "dobradinha", a disputar com o vencedor do Oliveirense-Sporting.

As 'águias' recuperaram um título que lhe fugia desde 2011/12.

As 'águias' recuperaram um título que lhe fugia desde 2011/12.

Lusa

O Benfica alcançou a semana passada, invicto, o 22º título nacional, somando agora mais um do que o rival FC Porto, o grande ausente da 'final four' da Taça de Portugal, e persegue a 'dobradinha' que lhe escapa desde a época de 1994/95.

A 'final four' decorre no Pavilhão José Mário Cerejo, em Vila Franca de Xira, com a primeira meia-final entre o Óquei de Barcelos e o Benfica, às 15:00, e a segunda entre a Oliveirense e o Sporting, às 17:00. A final está marcada para as 15:00 de domingo.

Para marcar presença na 'final four', o Benfica eliminou, com sucessivas goleadas, a Juventude Pacense (11-4, nos quartos de final), o Alcobacense (11-1, nos oitavos de final) e o HC Vasco da Gama (10-1, nos 16 avos de final).

O Óquei de Barcelos afastou, com maior ou menor dificuldade, o Turquel (5-1, nos quartos de final), o CD Póvoa (3-2, nos oitavos de final) e o CD Cucujães (6-5, nos 16 avos de final).

A outra meia-final opõe a formação da Oliveirense, terceira classificada no campeonato e que afastou o FC Porto nos 16 avos de final, ao Sporting, quinto no Nacional e vencedor da Taça CERS, na final disputada com o Reus, em Espanha, decidida nas grandes penalidades.

A Oliveirense, que já ergueu a Taça de Portugal por três vezes, a última em 2012, depois de ter afastado o FC Porto (7-6), eliminou o 'vizinho' HA Cambra (7-5, nos oitavos de final) e Sporting de Tomar (6-4, nos quartos de final).

O Sporting, com quatro triunfos na Taça de Portugal, marca presença na 'final four' após afastar o então campeão nacional Valongo (4-2, nos quartos de final), Juventude de Viana (6-5, nos oitavos de final) e EL Azeméis (6-5, nos 16 avos de final).  

Benfica e FC Porto, ambos com 14 triunfos, são os clubes com mais taças conquistadas, seguidos - à distância -, de Hóquei de Barcelos e Sporting, ambos com quatro títulos.

A formação 'encarnada' é a detentora da Taça de Portugal, precisamente conquistada frente aos 'dragões', com um triunfo concludente por 8-3, na final disputada em Turquel.

Tal como aconteceu na presente edição do campeonato nacional, caso o Benfica erga o troféu também na Taça de Portugal desempatará com o FC Porto no número de troféus conquistados.


Lusa

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.