sicnot

Perfil

Desporto

Benfica à procura da "dobradinha" na Taça de Portugal de hóquei em patins

O campeão nacional Benfica disputa no sábado com o Hóquei de Barcelos a presença na final da Taça de Portugal de hóquei em patins, sob a mira da "dobradinha", a disputar com o vencedor do Oliveirense-Sporting.

As 'águias' recuperaram um título que lhe fugia desde 2011/12.

As 'águias' recuperaram um título que lhe fugia desde 2011/12.

Lusa

O Benfica alcançou a semana passada, invicto, o 22º título nacional, somando agora mais um do que o rival FC Porto, o grande ausente da 'final four' da Taça de Portugal, e persegue a 'dobradinha' que lhe escapa desde a época de 1994/95.

A 'final four' decorre no Pavilhão José Mário Cerejo, em Vila Franca de Xira, com a primeira meia-final entre o Óquei de Barcelos e o Benfica, às 15:00, e a segunda entre a Oliveirense e o Sporting, às 17:00. A final está marcada para as 15:00 de domingo.

Para marcar presença na 'final four', o Benfica eliminou, com sucessivas goleadas, a Juventude Pacense (11-4, nos quartos de final), o Alcobacense (11-1, nos oitavos de final) e o HC Vasco da Gama (10-1, nos 16 avos de final).

O Óquei de Barcelos afastou, com maior ou menor dificuldade, o Turquel (5-1, nos quartos de final), o CD Póvoa (3-2, nos oitavos de final) e o CD Cucujães (6-5, nos 16 avos de final).

A outra meia-final opõe a formação da Oliveirense, terceira classificada no campeonato e que afastou o FC Porto nos 16 avos de final, ao Sporting, quinto no Nacional e vencedor da Taça CERS, na final disputada com o Reus, em Espanha, decidida nas grandes penalidades.

A Oliveirense, que já ergueu a Taça de Portugal por três vezes, a última em 2012, depois de ter afastado o FC Porto (7-6), eliminou o 'vizinho' HA Cambra (7-5, nos oitavos de final) e Sporting de Tomar (6-4, nos quartos de final).

O Sporting, com quatro triunfos na Taça de Portugal, marca presença na 'final four' após afastar o então campeão nacional Valongo (4-2, nos quartos de final), Juventude de Viana (6-5, nos oitavos de final) e EL Azeméis (6-5, nos 16 avos de final).  

Benfica e FC Porto, ambos com 14 triunfos, são os clubes com mais taças conquistadas, seguidos - à distância -, de Hóquei de Barcelos e Sporting, ambos com quatro títulos.

A formação 'encarnada' é a detentora da Taça de Portugal, precisamente conquistada frente aos 'dragões', com um triunfo concludente por 8-3, na final disputada em Turquel.

Tal como aconteceu na presente edição do campeonato nacional, caso o Benfica erga o troféu também na Taça de Portugal desempatará com o FC Porto no número de troféus conquistados.


Lusa

  • Passos começou a fazer oposição

    Bernardo Ferrão

    É inegável a habilidade política de António Costa mas no caso da TSU e do acordo de Concertação Social só cai quem quer. A verdade dos factos é que o primeiro-ministro fechou um acordo sabendo que não o podia cumprir. E agora tenta desviar-nos o olhar para o PSD, como se fosse ele o culpado, quando o problema está na geringonça. Antes de atacar Passos, Costa devia resolver os problemas em casa com o PCP e BE.

    Bernardo Ferrão

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.