sicnot

Perfil

Desporto

Benfica à procura da "dobradinha" na Taça de Portugal de hóquei em patins

O campeão nacional Benfica disputa no sábado com o Hóquei de Barcelos a presença na final da Taça de Portugal de hóquei em patins, sob a mira da "dobradinha", a disputar com o vencedor do Oliveirense-Sporting.

As 'águias' recuperaram um título que lhe fugia desde 2011/12.

As 'águias' recuperaram um título que lhe fugia desde 2011/12.

Lusa

O Benfica alcançou a semana passada, invicto, o 22º título nacional, somando agora mais um do que o rival FC Porto, o grande ausente da 'final four' da Taça de Portugal, e persegue a 'dobradinha' que lhe escapa desde a época de 1994/95.

A 'final four' decorre no Pavilhão José Mário Cerejo, em Vila Franca de Xira, com a primeira meia-final entre o Óquei de Barcelos e o Benfica, às 15:00, e a segunda entre a Oliveirense e o Sporting, às 17:00. A final está marcada para as 15:00 de domingo.

Para marcar presença na 'final four', o Benfica eliminou, com sucessivas goleadas, a Juventude Pacense (11-4, nos quartos de final), o Alcobacense (11-1, nos oitavos de final) e o HC Vasco da Gama (10-1, nos 16 avos de final).

O Óquei de Barcelos afastou, com maior ou menor dificuldade, o Turquel (5-1, nos quartos de final), o CD Póvoa (3-2, nos oitavos de final) e o CD Cucujães (6-5, nos 16 avos de final).

A outra meia-final opõe a formação da Oliveirense, terceira classificada no campeonato e que afastou o FC Porto nos 16 avos de final, ao Sporting, quinto no Nacional e vencedor da Taça CERS, na final disputada com o Reus, em Espanha, decidida nas grandes penalidades.

A Oliveirense, que já ergueu a Taça de Portugal por três vezes, a última em 2012, depois de ter afastado o FC Porto (7-6), eliminou o 'vizinho' HA Cambra (7-5, nos oitavos de final) e Sporting de Tomar (6-4, nos quartos de final).

O Sporting, com quatro triunfos na Taça de Portugal, marca presença na 'final four' após afastar o então campeão nacional Valongo (4-2, nos quartos de final), Juventude de Viana (6-5, nos oitavos de final) e EL Azeméis (6-5, nos 16 avos de final).  

Benfica e FC Porto, ambos com 14 triunfos, são os clubes com mais taças conquistadas, seguidos - à distância -, de Hóquei de Barcelos e Sporting, ambos com quatro títulos.

A formação 'encarnada' é a detentora da Taça de Portugal, precisamente conquistada frente aos 'dragões', com um triunfo concludente por 8-3, na final disputada em Turquel.

Tal como aconteceu na presente edição do campeonato nacional, caso o Benfica erga o troféu também na Taça de Portugal desempatará com o FC Porto no número de troféus conquistados.


Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.