sicnot

Perfil

Desporto

Benfica à procura da "dobradinha" na Taça de Portugal de hóquei em patins

O campeão nacional Benfica disputa no sábado com o Hóquei de Barcelos a presença na final da Taça de Portugal de hóquei em patins, sob a mira da "dobradinha", a disputar com o vencedor do Oliveirense-Sporting.

As 'águias' recuperaram um título que lhe fugia desde 2011/12.

As 'águias' recuperaram um título que lhe fugia desde 2011/12.

Lusa

O Benfica alcançou a semana passada, invicto, o 22º título nacional, somando agora mais um do que o rival FC Porto, o grande ausente da 'final four' da Taça de Portugal, e persegue a 'dobradinha' que lhe escapa desde a época de 1994/95.

A 'final four' decorre no Pavilhão José Mário Cerejo, em Vila Franca de Xira, com a primeira meia-final entre o Óquei de Barcelos e o Benfica, às 15:00, e a segunda entre a Oliveirense e o Sporting, às 17:00. A final está marcada para as 15:00 de domingo.

Para marcar presença na 'final four', o Benfica eliminou, com sucessivas goleadas, a Juventude Pacense (11-4, nos quartos de final), o Alcobacense (11-1, nos oitavos de final) e o HC Vasco da Gama (10-1, nos 16 avos de final).

O Óquei de Barcelos afastou, com maior ou menor dificuldade, o Turquel (5-1, nos quartos de final), o CD Póvoa (3-2, nos oitavos de final) e o CD Cucujães (6-5, nos 16 avos de final).

A outra meia-final opõe a formação da Oliveirense, terceira classificada no campeonato e que afastou o FC Porto nos 16 avos de final, ao Sporting, quinto no Nacional e vencedor da Taça CERS, na final disputada com o Reus, em Espanha, decidida nas grandes penalidades.

A Oliveirense, que já ergueu a Taça de Portugal por três vezes, a última em 2012, depois de ter afastado o FC Porto (7-6), eliminou o 'vizinho' HA Cambra (7-5, nos oitavos de final) e Sporting de Tomar (6-4, nos quartos de final).

O Sporting, com quatro triunfos na Taça de Portugal, marca presença na 'final four' após afastar o então campeão nacional Valongo (4-2, nos quartos de final), Juventude de Viana (6-5, nos oitavos de final) e EL Azeméis (6-5, nos 16 avos de final).  

Benfica e FC Porto, ambos com 14 triunfos, são os clubes com mais taças conquistadas, seguidos - à distância -, de Hóquei de Barcelos e Sporting, ambos com quatro títulos.

A formação 'encarnada' é a detentora da Taça de Portugal, precisamente conquistada frente aos 'dragões', com um triunfo concludente por 8-3, na final disputada em Turquel.

Tal como aconteceu na presente edição do campeonato nacional, caso o Benfica erga o troféu também na Taça de Portugal desempatará com o FC Porto no número de troféus conquistados.


Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.