sicnot

Perfil

Desporto

FPF respeita decisão de Figo em abandonar candidatura à FIFA

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recebeu com "respeito" a decisão de Luís Figo em abandonar a candidatura à presidência da FIFA e destacou a "energia, conhecimento e bom senso" do antigo capitão da seleção nacional. 

O antigo futebolista português desistiu da corrida à presidência da FIFA por considerar que "não é um ato eleitoral normal" e comparou o atual estado do organismo que rege o futebol mundial a uma "ditadura". (Arquivo)

O antigo futebolista português desistiu da corrida à presidência da FIFA por considerar que "não é um ato eleitoral normal" e comparou o atual estado do organismo que rege o futebol mundial a uma "ditadura". (Arquivo)

Matt Dunham / AP

"A FPF respeita a decisão anunciada pelo embaixador da seleção nacional, Luís Figo, relativamente às eleições para a presidência da FIFA. Os apoios que lhe foram manifestados desde a primeira hora e o notável trabalho que desenvolveu ao longo da campanha impressionaram quem não o conhecia pessoalmente. Mas não foram uma surpresa para todos quantos já tiveram o prazer de partilhar com ele ideias e conhecem a sua vontade de desenvolver o futebol de forma saudável e transparente", referiu o organismo.

Numa pequena nota colocada no seu site oficial, a FPF lembrou que Figo foi uma "figura incontornável enquanto jogador" e, depois desta candidatura, também será "fora das quatro linhas". 

"O futebol não pode dispensar o contributo, a energia, o conhecimento e o bom senso de Luís Figo", considerou a FPF.

O antigo futebolista português desistiu da corrida à presidência da FIFA por considerar que "não é um ato eleitoral normal" e comparou o atual estado do organismo que rege o futebol mundial a uma "ditadura".

"Este processo eleitoral é tudo menos isso, uma eleição. Este processo é um plebiscito de entrega do poder absoluto a um só homem, algo que me recuso a caucionar. É por isso que, após ter refletido de forma individual e partilhando opiniões com dois outros candidatos neste processo, entendo que o que vai acontecer dia 29 de maio em Zurique não é um ato eleitoral normal. E não sendo, não contam comigo", afirmou Figo em comunicado.

O anúncio de Figo surgiu horas depois de o holandês Mitchell van Praag ter desistido, anunciando o apoio ao jordano Ali bin Al Hussein, que se mantém na luta com o atual presidente, o suíço Joseph Blatter.

As eleições para o organismo que rege o futebol mundial estão marcadas para 29 de maio, em Zurique.
Lusa
  • Figo desiste da candidatura à FIFA e fala em "ditadura"
    1:12

    Desporto

    A uma semana das eleições, Luís Figo desistiu da candidatura à presidência da FIFA. O antigo internacional português compara o organismo máximo do futebol mundial a uma ditadura e diz que estas eleições não são livres. Luis Figo afirma que o atual presidente, o suíço Joseph Blatter, não tem programa eleitoral, acrescenta que não há debates e que os candidatos não podem intervir nos congressos da FIFA, onde só Blatter tem direito a falar. Para o ex-jogador, este processo eleitoral é a entrega do poder absoluto ao atual presidente da FIFA, em que o futebol sai a perder. O anúncio de Figo surgiu horas depois do holandês Michael van Praag ter desistido. Na corrida estão agora apenas dois homens: o príncipe jordano Ali bin Al Hussein, e Joseph Blatter.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.