sicnot

Perfil

Desporto

FPF respeita decisão de Figo em abandonar candidatura à FIFA

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recebeu com "respeito" a decisão de Luís Figo em abandonar a candidatura à presidência da FIFA e destacou a "energia, conhecimento e bom senso" do antigo capitão da seleção nacional. 

O antigo futebolista português desistiu da corrida à presidência da FIFA por considerar que "não é um ato eleitoral normal" e comparou o atual estado do organismo que rege o futebol mundial a uma "ditadura". (Arquivo)

O antigo futebolista português desistiu da corrida à presidência da FIFA por considerar que "não é um ato eleitoral normal" e comparou o atual estado do organismo que rege o futebol mundial a uma "ditadura". (Arquivo)

Matt Dunham / AP

"A FPF respeita a decisão anunciada pelo embaixador da seleção nacional, Luís Figo, relativamente às eleições para a presidência da FIFA. Os apoios que lhe foram manifestados desde a primeira hora e o notável trabalho que desenvolveu ao longo da campanha impressionaram quem não o conhecia pessoalmente. Mas não foram uma surpresa para todos quantos já tiveram o prazer de partilhar com ele ideias e conhecem a sua vontade de desenvolver o futebol de forma saudável e transparente", referiu o organismo.

Numa pequena nota colocada no seu site oficial, a FPF lembrou que Figo foi uma "figura incontornável enquanto jogador" e, depois desta candidatura, também será "fora das quatro linhas". 

"O futebol não pode dispensar o contributo, a energia, o conhecimento e o bom senso de Luís Figo", considerou a FPF.

O antigo futebolista português desistiu da corrida à presidência da FIFA por considerar que "não é um ato eleitoral normal" e comparou o atual estado do organismo que rege o futebol mundial a uma "ditadura".

"Este processo eleitoral é tudo menos isso, uma eleição. Este processo é um plebiscito de entrega do poder absoluto a um só homem, algo que me recuso a caucionar. É por isso que, após ter refletido de forma individual e partilhando opiniões com dois outros candidatos neste processo, entendo que o que vai acontecer dia 29 de maio em Zurique não é um ato eleitoral normal. E não sendo, não contam comigo", afirmou Figo em comunicado.

O anúncio de Figo surgiu horas depois de o holandês Mitchell van Praag ter desistido, anunciando o apoio ao jordano Ali bin Al Hussein, que se mantém na luta com o atual presidente, o suíço Joseph Blatter.

As eleições para o organismo que rege o futebol mundial estão marcadas para 29 de maio, em Zurique.
Lusa
  • Figo desiste da candidatura à FIFA e fala em "ditadura"
    1:12

    Desporto

    A uma semana das eleições, Luís Figo desistiu da candidatura à presidência da FIFA. O antigo internacional português compara o organismo máximo do futebol mundial a uma ditadura e diz que estas eleições não são livres. Luis Figo afirma que o atual presidente, o suíço Joseph Blatter, não tem programa eleitoral, acrescenta que não há debates e que os candidatos não podem intervir nos congressos da FIFA, onde só Blatter tem direito a falar. Para o ex-jogador, este processo eleitoral é a entrega do poder absoluto ao atual presidente da FIFA, em que o futebol sai a perder. O anúncio de Figo surgiu horas depois do holandês Michael van Praag ter desistido. Na corrida estão agora apenas dois homens: o príncipe jordano Ali bin Al Hussein, e Joseph Blatter.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.