sicnot

Perfil

Desporto

Obrigações do FC Porto rendem valor recorde de 45 milhões de euros

A Oferta Pública de Obrigações do FC Porto, cujos resultados foram esta sexta-feira apresentados na Bolsa de Lisboa, rendeu à SAD do clube um valor recorde de 45 milhões de euros, naquele que foi o sétimo empréstimo obrigacionista dos portistas.

Com o preço da cada obrigação fixado em cinco euros, cada investidor foi obrigado a adquirir no mínimo 20 obrigações (100 euros), sendo que, no total, foram transacionadas 21.994.670 obrigações que resultaram no maior encaixe de sempre da SAD 'portista', num total de 45 milhões de euros. (Arquivo)

Com o preço da cada obrigação fixado em cinco euros, cada investidor foi obrigado a adquirir no mínimo 20 obrigações (100 euros), sendo que, no total, foram transacionadas 21.994.670 obrigações que resultaram no maior encaixe de sempre da SAD 'portista', num total de 45 milhões de euros. (Arquivo)

PAULO DUARTE / AP

Segundo os dados disponibilizados pela 'praça portuguesa', a procura das obrigações do clube ultrapassou 2,44 vezes a oferta, tendo sido contabilizados um total de 4778 investidores, todos eles portugueses.

Com o preço da cada obrigação fixado em cinco euros, cada investidor foi obrigado a adquirir no mínimo 20 obrigações (100 euros), sendo que, no total, foram transacionadas 21.994.670 obrigações que resultaram no maior encaixe de sempre da SAD 'portista', num total de 45 milhões de euros.

O empréstimo começa a contar a 26 de maio e o pagamento da taxa de juro é feito semestralmente, a 26 de maio e 26 de novembro, sendo o reembolso final feito a 26 de maio de 2018.

O sétimo financiamento obrigacionista dos 'dragões', inicialmente previsto em 40 milhões de euros e limitado a 50, acabou por ser fixado em 45 milhões, e traz, segundo Fernando Gomes, administrador da SAD do clube, vantagens ao clube, que assim se financia com taxas de juro inferiores às praticadas na banca portuguesa, ou seja, com uma taxa de 5%.

Fernando Gomes congratulou-se com o sucesso da operação, admitindo que este tipo de financiamento junto de pequenos investidores é um método que o clube pretende continuar a seguir, de forma a diminuir a exposição à banca.

Segundo o administrador portista, destes 45 milhões de euros, 30 serão para pagar o anterior empréstimo obrigacionista, que agora vence, enquanto os 15 restantes terão como objetivo diminuir o nível de dependência bancária, tendo em vista manter os mesmos níveis de financiamento.
Lusa
  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.