sicnot

Perfil

Desporto

Mónaco vence Lorient e garante pré-eliminatória da Liga dos Campeões

O Mónaco garantiu este sábado o terceiro lugar na Liga francesa de futebol, ao vencer em Lorient, por 1-0, em jogo da 34ª e última jornada da prova, a qual consagrou o Paris Saint-Germain (PSG) como bicampeão.

Com este triunfo, o Mónaco, que estava pressionado pelo Marselha e pelo Saint-Étienne, quarto e quinto classificados, respetivamente, tinha de vencer em Lorient para garantir o terceiro lugar, visto que os seus mais diretos perseguidores somavam menos dois pontos apenas. (Arquivo)

Com este triunfo, o Mónaco, que estava pressionado pelo Marselha e pelo Saint-Étienne, quarto e quinto classificados, respetivamente, tinha de vencer em Lorient para garantir o terceiro lugar, visto que os seus mais diretos perseguidores somavam menos dois pontos apenas. (Arquivo)

© Stephane Mahe / Reuters

A equipa orientada pelo treinador português Leonardo Jardim venceu graças a um golo do internacional francês Ferreira Carrasco, aos 20 minutos, após uma assistência do internacional sub-21 português Bernardo Silva, a isolar o seu colega na cara do guarda-redes do Lorient, Benjamin Lecomte.

De assinalar que o Mónaco desperdiçou um penálti aos 48 minutos, por Anthony Martial.

Pelo Mónaco foram titulares e jogaram os 90 minutos mais dois internacionais portugueses, Ricardo Carvalho e João Moutinho, enquanto pelo Lorient alinhou outro internacional luso, o jovem Raphael Guerreiro. 

Com este triunfo, o Mónaco, que estava pressionado pelo Marselha e pelo Saint-Étienne, quarto e quinto classificados, respetivamente, tinha de vencer em Lorient para garantir o terceiro lugar, visto que os seus mais diretos perseguidores somavam menos dois pontos apenas.

Aliás, Marselha e Saint-Étienne venceram na receção a Bastia e Guingamp, respetivamente, por 3-0 e 2-1, mas não conseguiram chegar ao terceiro lugar, que garante ao Mónaco a pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época, pelo que terão ambos de se contentar com a Liga Europa. 

O PSG, que já tinha assegurado a revalidação do título, venceu na receção ao Reims por 3-2, enquanto o segundo classificado, o Lyon, foi a Rennes vencer por 1-0, assegurando ambos entrada direta na Liga dos Campeões.

Nos restantes jogos da última jornada, o Bordéus recebeu e venceu o Montpellier por 2-1, o Caen fez valer o fator casa para bater o Evian por 3-2, tal como o Lens que derrotou o Nantes por 1-0, enquanto o Lille foi a Metz impor-se com uma goleada por 4-1 e o Nice a Toulouse vencer por 3-2. 
Lusa
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.