sicnot

Perfil

Desporto

Livro sobre Cristiano Ronaldo tem segunda edição em França

O livro "Cristiano Ronaldo - Orgueil Gloire et Préjugés" ("Cristiano Ronaldo - "Orgulho, Glória e Preconceitos") vai ter segunda edição em França, a 28 de maio, um ano após o lançamento da primeira edição que vendeu cerca de sete mil exemplares.

O '7' dos 'merengues' conquistou o troféu em 2007/08, ainda ao serviço do Manchester United, em 2010/11 e na época passada, revalidando pela primeira vez o título de 'rei' dos goleadores dos campeonatos europeus.

O '7' dos 'merengues' conquistou o troféu em 2007/08, ainda ao serviço do Manchester United, em 2010/11 e na época passada, revalidando pela primeira vez o título de 'rei' dos goleadores dos campeonatos europeus.

Javier Lizon / Lusa

O livro foi escrito pelo jornalista português Marco Martins, em conjunto com o repórter desportivo francês Antoine Grynbaum, contendo análises e testemunhos de pessoas próximas de "CR7".

A obra foi atualizada e tem "novos dados sobre a possível vinda ou não do Cristiano Ronaldo para o campeonato francês", disse à Lusa Marco Martins, especulando sobre uma eventual contratação do craque português pelo Paris Saint-Germain em 2016.

"Na primeira versão, as duas hipóteses eram o Mónaco e Paris. Na nova versão inclinamos mais para o Paris Saint-Germain que, em 2016, vai ter a saída de Zlatan Ibrahimovi?. Com a saída do galo no poleiro, vão ter que encontrar uma outra figura para o projeto do Qatar. Há só três nomes no espírito dos proprietários [do clube]: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar", afirmou o jornalista desportivo.

Marco Martins justificou que o livro enumera "episódios passados em 2014 e 2015" que "mostram que ele [Cristiano Ronaldo] pode ser uma hipótese em 2016" para o PSG, recordando o "mal-estar no balneário" e junto do "presidente e da estrutura do Real Madrid" por causa da festa de aniversário após "uma derrota histórica de 4-0 contra o Atlético de Madrid" e em que ficaram excluídos alguns membros do clube.

O livro, cuja primeira edição foi lançada antes do campeonato do mundo de 2014 e cuja tradução em português saiu a 7 de janeiro, conta agora com análises sobre "o fracasso no Mundial" e com "projeções para o Euro2016 em França e para o Mundial 2018 na Rússia".

"Cristiano Ronaldo - "Orgulho, Glória e Preconceitos" quer dar "outra imagem" do capitão da seleção portuguesa dentro e fora das quatro linhas, através de entrevistas a jogadores da "equipa das quinas", como Miguel Veloso, Hugo Almeida, Anthony Lopes e outros jogadores como o francês David Bellion, o antigo internacional francês de origem portuguesa, Robert Pirès e o antigo guarda-redes do Sporting Nuno Santos.

Os autores descrevem ainda o relacionamento do avançado português com os treinadores, como o ?Sir' Alex Ferguson, Bölöni, Carlos Queiroz, Carlo Ancelotti e José Mourinho, o qual "mudou de discurso" desde que saiu do Real Madrid tendo em conta que "quer ser selecionador nacional".

Marco Martins, de 29 anos, nasceu em Viana do Castelo e foi para França aos quatro anos. Trabalha na Rádio França Internacional em Paris, sendo também correspondente do jornal Record
  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.