sicnot

Perfil

Desporto

Livro sobre Cristiano Ronaldo tem segunda edição em França

O livro "Cristiano Ronaldo - Orgueil Gloire et Préjugés" ("Cristiano Ronaldo - "Orgulho, Glória e Preconceitos") vai ter segunda edição em França, a 28 de maio, um ano após o lançamento da primeira edição que vendeu cerca de sete mil exemplares.

O '7' dos 'merengues' conquistou o troféu em 2007/08, ainda ao serviço do Manchester United, em 2010/11 e na época passada, revalidando pela primeira vez o título de 'rei' dos goleadores dos campeonatos europeus.

O '7' dos 'merengues' conquistou o troféu em 2007/08, ainda ao serviço do Manchester United, em 2010/11 e na época passada, revalidando pela primeira vez o título de 'rei' dos goleadores dos campeonatos europeus.

Javier Lizon / Lusa

O livro foi escrito pelo jornalista português Marco Martins, em conjunto com o repórter desportivo francês Antoine Grynbaum, contendo análises e testemunhos de pessoas próximas de "CR7".

A obra foi atualizada e tem "novos dados sobre a possível vinda ou não do Cristiano Ronaldo para o campeonato francês", disse à Lusa Marco Martins, especulando sobre uma eventual contratação do craque português pelo Paris Saint-Germain em 2016.

"Na primeira versão, as duas hipóteses eram o Mónaco e Paris. Na nova versão inclinamos mais para o Paris Saint-Germain que, em 2016, vai ter a saída de Zlatan Ibrahimovi?. Com a saída do galo no poleiro, vão ter que encontrar uma outra figura para o projeto do Qatar. Há só três nomes no espírito dos proprietários [do clube]: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar", afirmou o jornalista desportivo.

Marco Martins justificou que o livro enumera "episódios passados em 2014 e 2015" que "mostram que ele [Cristiano Ronaldo] pode ser uma hipótese em 2016" para o PSG, recordando o "mal-estar no balneário" e junto do "presidente e da estrutura do Real Madrid" por causa da festa de aniversário após "uma derrota histórica de 4-0 contra o Atlético de Madrid" e em que ficaram excluídos alguns membros do clube.

O livro, cuja primeira edição foi lançada antes do campeonato do mundo de 2014 e cuja tradução em português saiu a 7 de janeiro, conta agora com análises sobre "o fracasso no Mundial" e com "projeções para o Euro2016 em França e para o Mundial 2018 na Rússia".

"Cristiano Ronaldo - "Orgulho, Glória e Preconceitos" quer dar "outra imagem" do capitão da seleção portuguesa dentro e fora das quatro linhas, através de entrevistas a jogadores da "equipa das quinas", como Miguel Veloso, Hugo Almeida, Anthony Lopes e outros jogadores como o francês David Bellion, o antigo internacional francês de origem portuguesa, Robert Pirès e o antigo guarda-redes do Sporting Nuno Santos.

Os autores descrevem ainda o relacionamento do avançado português com os treinadores, como o ?Sir' Alex Ferguson, Bölöni, Carlos Queiroz, Carlo Ancelotti e José Mourinho, o qual "mudou de discurso" desde que saiu do Real Madrid tendo em conta que "quer ser selecionador nacional".

Marco Martins, de 29 anos, nasceu em Viana do Castelo e foi para França aos quatro anos. Trabalha na Rádio França Internacional em Paris, sendo também correspondente do jornal Record
  • "A Minha Outra Pátria": o drama da Venezuela no Jornal da Noite
    2:12

    Reportagem Especial

    Quase cinco mil emigrantes regressaram à Madeira nos últimos meses por causa da crise económica, social e política na Venezuela. Os pedidos de ajuda ao Governo Regional dispararam. Muitos luso-venezuelanos voltaram às origens com pouco mais do que a roupa do corpo. "A Minha Outra Pátria", Reportagem Especial de hoje.

  • Fogo na Sertã alastrou aos concelhos de Mação e Proença-a-Nova
    2:37

    País

    Mais de 700 bombeiros combatem o incêndio que começou este domingo na Sertã e, durante a noite foi empurrado pelo vento para outros dois concelhos. As chamas atingiram as zonas de Mação e de Proença-a-Nova, onde os habitantes dizem que há várias casas destruídas pelo fogo. Esta manhã, chegaram dois aviões espanhóis para ajudar a controlar as chamas.

  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24
  • Governo reconhece seca severa no continente desde 30 de junho

    País

    O Governo reconheceu, hoje, a existência de uma situação de seca severa no território continental, desde 30 de junho, que consubstancia um fenómeno climático adverso, com repercussões negativas na atividade agrícola, em despacho publicado hoje em Diário da República.

  • Produtores de maçã de Armamar dizem não ter recebido resposta do Ministério
    2:14

    País

    Os produtores de maçã de Armamar estão preocupados. Parte da produção foi destruída pelo mau tempo. Contudo, duas semanas depois, ainda não há resposta do Ministério da Agricultura aos pedidos de ajuda. Mais de 60 produtores com 800 hectares foram afetados e as árvores atingidas pelo granizo podem não conseguir produzir no próximo ano.

  • Pelo menos cinco feridos em ataque na cidade suíça de Schaffhausen

    Mundo

    Pelo menos cinco pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um ataque, na cidade suíça de Schaffhausen. De acordo com as autoridades, as vítimas foram atacadas por um homem armado com uma motosserra, que está a ser procurado pela polícia. As autoridades descartaram a hipótese de "ato terrorista".

  • Oposição pressiona Maduro com anúncio de manifestações e greve geral
    1:34
  • Margem mínima de mil votos obriga a negociações intensas em Timor-Leste

    Mundo

    A Fretilin venceu sem maioria absoluta as lesgislativas para o VII Governo constitucional de Timor-Leste. De acordo com os dados oficiais, o partido de Mari Alkatiri obteve perto de 170 mil votos e conquistou 23 deputados. Já o partido de Xanana Gusmão que tinha vencido há cinco anos, ficou em segundo com 167 mil votos e 22 lugares no parlamento, num total de 65.