sicnot

Perfil

Desporto

PSP classifica final da Taça da Liga como jogo de risco

A comissária da Polícia de Segurança Pública (PSP) Margarida Oliveira considerou esta quarta-feira de risco a final da Taça da Liga de futebol entre o Benfica e o Marítimo, a disputar na sexta-feira, em Coimbra.

A final da Taça da Liga será discutida entre Benfica e Marítimo, em Coimbra.

A final da Taça da Liga será discutida entre Benfica e Marítimo, em Coimbra.

© Hugo Correia / Reuters

Sem revelar os meios envolvidos na operação de segurança, a oficial disse que o contingente policial pensado para o jogo teve como base a experiência de outras finais da Taça da Liga no Estádio Cidade de Coimbra, que vai acolher a terceira final da prova,  e assegurou um "dispositivo suficiente" para garantir a segurança.

"O efetivo é o suficiente para garantir as condições de segurança de adeptos e dos intervenientes do espetáculo", sublinhou Margarida Oliveira, na conferência de imprensa sobre a segurança do evento desportivo.

Questionada pelos jornalistas, a comissária não quis comentar ou fazer comparações deste jogo com a recente partida entre o Vitória de Guimarães e o Benfica para a I Liga de futebol, que registou vários incidentes, referindo que o contingente foi pensado para este jogo.

A oficial da PSP advertiu que não serão permitidos objetos contundentes ou artefactos pirotécnicos, mas salvaguardou que não será possível "garantir a 100%" a sua entrada apesar das "revistas minuciosas".

Margarida Oliveira apelou ainda aos adeptos para chegarem ao estádio o mais cedo possível e deixarem as viaturas longe das instalações desportivas, porque não existem parqueamentos nas proximidades.

Na sexta-feira, as portas do Estádio Cidade de Coimbra abrem às 17:45, duas horas antes do início do jogo, e o trânsito vai estar condicionado em volta do recinto desportivo a partir das 17:00, nas zonas nascente, poente e sul.

A diretora de competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Helena Pires, garantiu também uma grande coordenação das forças de segurança e anunciou postos de emergência médica junto às portas nascente e poente do estádio.
Lusa
  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28