sicnot

Perfil

Desporto

Sétima etapa da Volvo Ocean Race cumprida após chegada do SCA

A chegada a Lisboa do veleiro sueco SCA, com uma tripulação exclusivamente feminina, completou hoje a sétima etapa da Volvo Ocean Race (VOR), que continua a ser liderada pelo Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos.

© Brian Snyder / Reuters

Mais de quatro horas e 20 minutos depois de o veleiro holandês Brunel, do 'skipper' Bouwe Bekking, ter sido o primeiro a concluir as 2.800 milhas náuticas (5.185 quilómetros) desde Newport, nos Estados Unidos, a embarcação liderada por Sam Davies, concluiu a etapa.

Em Lisboa, um júri independente internacional vai julgar quatro casos ocorridos durante a sétima e antepenúltima etapa da maior regata de circum-navegação com escalas.

Dongfeng, Mapfre e SCA terão seguido um sentido contrário ao corredor de navegação, sendo que o veleiro sueco enfrenta ainda um protesto por ter navegado numa zona restrita.

O Brunel, que ocupa o terceiro lugar na regata, assegurou a segunda vitória em etapas na presente edição da VOR, ao chegar à doca de Pedrouços às 06:09 de hoje, após em nove dias, 11 horas, nove minutos e 49 segundos.

O espanhol Mapfre, comandado por Iker Martínez, foi segundo, a pouco mais de 20 minutos do vencedor, e o projeto turco-americano Alvimedica, do norte-americano Charlie Enright, terceiro a mais de hora e meia do vencedor, depois de ter ultrapassado perto da chegada o chinês Dongfeng, liderado pelo francês Charles Chaudrelier, sobre quem conseguiu uma vantagem de 55 segundos.

A frota da VOR vai permanecer até 07 de junho em Lisboa, onde vai disputar uma regata costeira no próximo dia 06, véspera da zarpar para a cidade francesa de Lorient, onde termina a oitava etapa, na qual já vai participar o dinamarquês Vestas (52), do australiano Chris Nicholson, que vai retomar a prova depois da reparação no barco danificado na segunda etapa.



Classificação da sétima etapa, entre Newport e Lisboa:


1. Brunel (Hol)09 dias, 11 horas, 09 minutos e 49 segundos.

2. Mapfre (Esp)09 dias, 11 horas, 31 minutos e 39 segundos.

3. Alvimedica (Tur/EUA)09 dias, 12 horas, 50 minutos e 49 segundos.

4. Dongfeng (Chn)09 dias, 12 horas, 51 minutos e 44 segundos.

5. Abu Dhabi (EAU)09 dias, 13 horas, 24 minutos e 34 segundos.

6. SCA (Sue)09 dias, 15 horas, 32 minutos e 38 segundos.

7. Vestas (Din) Não alinhou na etapa.



Classificação da VOR, após a sétima etapa:

1. Abu Dhabi (EAU)16 pontos.

2. Dongfeng (Chn)22.

3. Brunel (Hol)23.

4. Mapfre (Esp)26.

5. Alvimedica (Tur/EUA)27.

6. SCA (Sue)35.

7. Vestas (Din) 52.



Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.