sicnot

Perfil

Desporto

Sétima etapa da Volvo Ocean Race cumprida após chegada do SCA

A chegada a Lisboa do veleiro sueco SCA, com uma tripulação exclusivamente feminina, completou hoje a sétima etapa da Volvo Ocean Race (VOR), que continua a ser liderada pelo Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos.

© Brian Snyder / Reuters

Mais de quatro horas e 20 minutos depois de o veleiro holandês Brunel, do 'skipper' Bouwe Bekking, ter sido o primeiro a concluir as 2.800 milhas náuticas (5.185 quilómetros) desde Newport, nos Estados Unidos, a embarcação liderada por Sam Davies, concluiu a etapa.

Em Lisboa, um júri independente internacional vai julgar quatro casos ocorridos durante a sétima e antepenúltima etapa da maior regata de circum-navegação com escalas.

Dongfeng, Mapfre e SCA terão seguido um sentido contrário ao corredor de navegação, sendo que o veleiro sueco enfrenta ainda um protesto por ter navegado numa zona restrita.

O Brunel, que ocupa o terceiro lugar na regata, assegurou a segunda vitória em etapas na presente edição da VOR, ao chegar à doca de Pedrouços às 06:09 de hoje, após em nove dias, 11 horas, nove minutos e 49 segundos.

O espanhol Mapfre, comandado por Iker Martínez, foi segundo, a pouco mais de 20 minutos do vencedor, e o projeto turco-americano Alvimedica, do norte-americano Charlie Enright, terceiro a mais de hora e meia do vencedor, depois de ter ultrapassado perto da chegada o chinês Dongfeng, liderado pelo francês Charles Chaudrelier, sobre quem conseguiu uma vantagem de 55 segundos.

A frota da VOR vai permanecer até 07 de junho em Lisboa, onde vai disputar uma regata costeira no próximo dia 06, véspera da zarpar para a cidade francesa de Lorient, onde termina a oitava etapa, na qual já vai participar o dinamarquês Vestas (52), do australiano Chris Nicholson, que vai retomar a prova depois da reparação no barco danificado na segunda etapa.



Classificação da sétima etapa, entre Newport e Lisboa:


1. Brunel (Hol)09 dias, 11 horas, 09 minutos e 49 segundos.

2. Mapfre (Esp)09 dias, 11 horas, 31 minutos e 39 segundos.

3. Alvimedica (Tur/EUA)09 dias, 12 horas, 50 minutos e 49 segundos.

4. Dongfeng (Chn)09 dias, 12 horas, 51 minutos e 44 segundos.

5. Abu Dhabi (EAU)09 dias, 13 horas, 24 minutos e 34 segundos.

6. SCA (Sue)09 dias, 15 horas, 32 minutos e 38 segundos.

7. Vestas (Din) Não alinhou na etapa.



Classificação da VOR, após a sétima etapa:

1. Abu Dhabi (EAU)16 pontos.

2. Dongfeng (Chn)22.

3. Brunel (Hol)23.

4. Mapfre (Esp)26.

5. Alvimedica (Tur/EUA)27.

6. SCA (Sue)35.

7. Vestas (Din) 52.



Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC