sicnot

Perfil

Desporto

Dirigentes palestiniano e israelita apertam a mão no congresso da FIFA

Os presidentes das federações de futebol da Palestina, Jibril Rajoub, e de Israel, Ofer Eini, cumprimentaram-se hoje, com um aperto de mãos, durante o 65.º Congresso da FIFA, que decorre na cidade suíça de Zurique.

© Ruben Sprich / Reuters

O cumprimento foi largamente aplaudido pelos delegados presentes na reunião magna e seguiu-se à retirada, por parte da federação palestiniana, da proposta de suspensão da congénere israelita do organismo que rege o futebol mundial.

"Trabalharemos juntos", disse Eini, na tribuna do congresso, antes de se dirigir ao responsável palestiniano para o cumprimentar.

A Palestina, membro da FIFA desde 1998, queria que o organismo suspendesse Israel devido às restrições ao movimento de futebolistas palestinianos.

A federação palestiniana requeria também que cinco clubes, localizados na zona ocupada na Cisjordânia, fossem impedidos de participar no campeonato israelita.

Apesar de ter retirado a petição, a federação palestiniana pediu que fosse criado um mecanismo que verifique que Israel não imponha obstáculos à circulação de futebolistas locais e que avalie a participação dos clubes dos territórios no campeonato israelita.

Das 209 associações nacionais presentes 168 votaram favoravelmente esta proposta, 18 votaram contra e as restantes abstiveram-se.

O ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros de Israel congratulou-se com a retirada do pedido de suspensão, considerando que se evitou uma "situação absurda".

"O resultado das conversações na FIFA é positiva e saúdo o facto de não termos chegado a uma situação absurda, que era um Estado como Israel ser suspenso de um organismo cuja vocação é, antes de mais, o desporto", disse Tzipi Hotovely.

Com Lusa
  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC