sicnot

Perfil

Desporto

Portugal estreia-se a vencer no Mundial sub-20

Portugal estreou-se com um triunfo no Mundial de sub-20 de futebol, ao bater o Senegal, por 3-0, no segundo dia do torneio que se disputa na Nova Zelândia, em que o Mali surpreendeu o México.

Vice-campeã europeia de sub-19, a 'equipa das quinas' entrou praticamente a vencer na sua estreia no grupo C, com um golo de Gelson Martins, logo aos 29 segundos, confirmando a conquista dos três pontos já nos instantes finais, por André Silva (90) e Nuno Santos (90+2).

Com este triunfo sobre o vice-campeão africano de sub-20, Portugal lidera a sua 'poule', por ter mais golos marcados do que a Colômbia, que derrotou o Qatar, por 1-0, com um golo de Joao Rodriguez, jogador que esteve emprestado pelo Chelsea ao Vitória de Setúbal esta temporada.

Na próxima ronda, na quarta-feira, Portugal defronta o Qatar, campeão asiático, enquanto a Colômbia joga com o Senegal.

No Grupo D, o México, campeão da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas), foi surpreendido pelo Mali, que venceu por 2-0.

Com o guarda-redes do FC Porto Raul Gudiño no 'onze', o México viu o conjunto africano marcar os dois golos já no quarto de hora final, quando já jogava com nove jogadores, devido às expulsões de Gama (65) e Bernal (66), menos um do que o Mali, que já tinha visto Maiga (56) ser excluído.

Adama Traoré inaugurou o marcador aos 77 minutos e dois minutos depois Dieudonne confirmou o triunfo dos malianos.

No outro encontro do Grupo D, o Uruguai venceu a Sérvia, por 1-0, com um golo do Gaston Pereiro, aos 56 minutos.



Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.